Glossário de economia

Taxa de desemprego

Ver Desemprego.

Taxa de juros real neutra

Trata-se de uma variável não observável, estimada por técnicas estatísticas, que corresponde à taxa real de juros (taxa nominal subtraída da inflação) que representaria uma política monetária nem expansiva nem contracionista, ou seja, que nem estimularia nem frearia a economia.

Tigres Asiáticos

Denominação usada para países da Ásia cujo desenvolvimento, após a 2ª Guerra Mundial, foi muito intenso e contínuo, como Taiwan, Coreia do Sul e Singapura.

Transações correntes

Parte do balanço de pagamentos que inclui as contas de comércio de mercadorias (balança comercial), balança de serviços e as transferências unilaterais.

(Veja Balanço de pagamentos, Balança comercial, Balança de serviços e Transferências unilaterais)

Transferências unilaterais

Parcela das transações correntes que registra as entradas ou saídas de divisas decorrentes, por exemplo, do envio de recursos ao exterior para a manutenção de embaixadas, serviços consulares e de remessa de valores ao país feitas por imigrantes, para seus familiares. Essa denominação deriva do fato de serem operações sem contrapartida em compra e venda de mercadoria ou de serviços ou em pagamento de remuneração de empréstimos.