Glossário de economia

Nafta

Acordo de Livre Comércio da América do Norte (em inglês, North American Free Trade Agreement; em espanhol, Tratado de Libre Comercio ou TLC). O Nafta é a ampliação do acordo de livre comércio já existente entre os Estados Unidos e o Canadá desde 1989, agora incluindo o México. O acordo entrou em vigor em janeiro de 1994 e estabelece a eliminação de tarifas alfandegárias entre os 3 países em um período de 15 anos, embora 50 das barreiras existentes tenham sido eliminadas logo no início de 1994.

Nasdaq

Sistema Automatizado de Cotações da Associação Nacional de Corretoras de Valores (em inglês, National Association of Securities Dealers Automatic Quotation System). É um sistema computadorizado que oferece as cotações de preço para valores imobiliários negociados no mercado de balcão, bem como de várias ações registradas na Bolsa de Valores de Nova York. Reúne principalmente ações de empresas de alta tecnologia, dos setores de biotecnologia, informática e internet. Seu índice principal é o Nasdaq Composite Index.

(Veja Bolsa de Valores e Nyse)

Número-Índice

Trata-se de uma média de variações relativas. Se as variações medidas são as correspondentes aos preços, um número-índice de preços deve ser estipulado, como acontece com outras variáveis (taxas de câmbio, taxas de juros, salários etc). Se as variações medidas são as correspondentes às quantidades, um número-índice específico deve ser estipulado: por exemplo, o correspondente ao quantum da produção industrial, agrícola, de exportações, de importações etc. Números-índices são usados desde o século 19, quando a denominação foi adotada por Stanley Jevons.

Nyse

New York Stock Exchange. A Bolsa de Valores de Nova York é a mais antiga e a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, localizada em Wall Street. Também é conhecida como Big Board e The Exchange. É diferente de Nyse American.

(Veja Bolsa de valores)

Nyse American

A bolsa de valores mobiliários Nyse American é a sucessora da antiga Amex (American Stock Exchange, que também era conhecida como Curb Exchange). É uma bolsa especializada em papéis de empresas de menor porte e funciona em Nova York. Não confundir com Nyse (New York Stock Exchange).


(Veja Bolsa de valores)