Glossário de economia

Meios de pagamento

São ativos que podem ser usados instantaneamente e sem restrições para pagamentos a terceiros. A definição mais convencional de meios de pagamento é a do agregado monetário M1.

(Veja Agregados monetários)

Mercado Comum

Bloco econômico em que há livre circulação de bens, serviços, pessoas e capitais entre os membros. É o segundo mais elevado grau de integração econômica, afora o caso único da Comunidade Europeia – que, além de ser um mercado comum, conta ainda com moeda única e parâmetros fiscais comuns.

Mercosul

Mercado Comum do Cone Sul. O Mercosul teve como origem os acordos bilaterais de comércio estabelecidos entre Brasil e Argentina a partir de 1990. Foi criado oficialmente em 29 de novembro de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, na capital do Paraguai, congregando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela passou a compor o grupo em 2012. A meta do Mercosul é criar uma comunidade econômica entre os cinco países para facilitar e incrementar o comércio entre eles, com a eliminação progressiva das barreiras alfandegárias e uma tarifa externa comum (TEC) contra os demais países. O grupo tende a integrar outros países da região, como a Bolívia.

Meta de inflação

A expressão se refere tanto a um regime de execução de política monetária, quanto ao valor quantitativo de inflação que um banco central deve perseguir nesse regime. Em geral, a meta é definida como um intervalo em torno do valor central. Por exemplo, meta de 3% ao ano com margem de 0,5% para cima ou para baixo. A meta pode ser definida exatamente para o ano civil ou para períodos anuais contínuos.

Moratória

É o termo que designa, no direito comercial, a prorrogação do prazo concedido pelo credor a seu devedor para o pagamento de uma dívida. Há um acordo entre ambas as partes, distinguindo-se da recuperação judicial, pelo seu caráter não judicial. No caso das relações econômicas internacionais, a moratória é uma declaração unilateral do devedor declarando que não pagará uma dívida nos prazos e demais condições estipuladas no contrato. Trata-se de medida extrema que, em geral, bloqueia o declarante em relação às fontes de crédito internacional. Assim, os fluxos financeiros internacionais se reduzem drasticamente em relação ao país que declara moratória.