Glossário de economia

Selic

Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. É a plataforma de negociação exclusiva de instituições financeiras para compra e venda de títulos públicos. De modo geral, a instituição que precisa de liquidez vende títulos para outra instituição. O Banco Central participa desse mercado, na oferta e na demanda, para manter a taxa média resultante dessas negociações bastante próxima à meta da taxa Selic, determinada periodicamente pelo CMN.

Sonegação fiscal

Ato ilícito que consiste na ocultação do fator gerador de um tributo com o objetivo de não pagar esse tributo; é o descumprimento da legislação tributária.

Spread

Diferença entre taxas de juros. A expressão pode ser usada em diferentes contextos. O chamado spread bancário se refere à diferença entre os custos de captação dos bancos e o custo dos empréstimos que faz a seus clientes. A expressão spread é também frequentemente usada na acepção de diferença entre as taxas pagas por diferentes países em títulos de dívidas com prazos equivalentes. Em geral, existe um spread positivo e relevante entre as taxas de países considerados desenvolvidos e os demais, para títulos emitidos em prazos equivalentes.

Superávit primário

É a diferença entre as receitas não financeiras do governo (tributos, taxas, lucros das estatais, multas) e suas despesas não financeiras (que excluem juros pagos, resultados negativos do Banco Central, entre outras). Quando se agregam ao resultado primário as despesas e receitas financeiras, tem-se o resultado nominal. O resultado primário costuma ser uma das metas quantitativas da política fiscal porque é dependente de ações no presente, enquanto o resultado nominal tem despesas não controláveis, pois dependentes da dívida constituída em exercícios anteriores.

Swap

Tipo de derivativo em que as partes trocam fluxos de caixa de dois ativos diferentes. Por exemplo, no swap cambial, uma parte paga para a contraparte a taxa de juros incorrida sobre o valor estabelecido em contrato (valor nocional; em inglês, notional value), enquanto a contraparte paga à primeira a variação cambial que ocorrer no decurso do contrato sobre esse mesmo valor.