Major Olímpio destaca aprovação de projeto que aumenta segurança de barragens

Da Redação | 27/02/2019, 18h09

Em pronunciamento em Plenário, o senador Major Olímpio (PSL-SP) comemorou a aprovação, nesta quarta-feira (27), pelas Comissões de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente (CMA), do Projeto de Lei (PL) 550/2019, que torna mais rigorosas as regras para a segurança da exploração mineral. Ele ressaltou o empenho dos senadores para dar uma resposta ao país diante da catástrofe de Brumadinho (MG), na qual o rompimento de uma barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale soterrou centenas de pessoas e destruiu o Rio Paraopeba.

— Com esforço e com um trabalho muito bem realizado, acabou-se dando uma resposta, num único dia, para dizer à população brasileira: acreditem no seu Senado, acreditem na responsabilidade desta Casa, onde 81 Senadores, hoje, fizeram todo o esforço possível, repito, cada um na sua bancada, no seu bloco, com as suas convicções político-partidárias, com a sua ideologia, mas dizendo: o momento é hoje, o momento é já. Nós podemos nos opor politicamente, mas não estamos nos opondo ao país. Temos essa certeza — afirmou o parlamentar.

Reforma da Previdência

Major Olímpio garantiu que os projetos em análise na Casa serão debatidos, aperfeiçoados e votados, referindo-se à análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Enviada ao Congresso pelo Poder Executivo, a PEC trata da reforma da Previdência.

— Eu não conheço qualquer proposta de emenda à Constituição que tenha saído do Executivo e que não tenha sido alterada, aperfeiçoada, discutida e até mesmo rejeitada pelo Parlamento, que é o funil da população brasileira. Nós temos certeza de que isso vai acontecer. O importante é mantermos a altivez e o objetivo de que é preciso mudar, respeitadas todas as questões ideológicas, partidárias. Este é um momento de mudança, e quem vai promover essa mudança, inclusive nas alterações necessárias à PEC 6, a da Previdência, será o Parlamento — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)