Justiça distingue cidadãos por classe social, dizem participantes de audiência pública

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/10/2017, 16h28

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CHD) ouviu, nesta terça-feira (10), juristas e  representantes do Ministério dos Direitos Humanos para discutir a garantia do acesso à Justiça e a imparcialidade do juiz. O objetivo da reunião foi discutir se configura abuso de autoridade a "postura de juízes e promotores" contra suspeitos ou réus antes dos julgamentos. Para eles, o Judiciário tem destruído reputações e reforçado a marginalização de diversos cidadãos.

Os participantes sugeriram que o Poder Legislativo exerça o papel fiscalizador para combater situações de abuso de poder. Eles propuseram que as sabatinas dos representantes do Judiciário sejam mais rigorosas, e sugeriram a criação de uma CPI para investigar violações à Constituição. A presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI), disse que vai encampar a proposta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

— Gostei da ideia da CPI. Não sei se teremos força, vamos mobilizar os pares. Temos muitos casos, desde o mais humilde cidadão — afirmou Regina Sousa.

Mudança

Na opinião dos participantes, a Justiça brasileira reflete as diferenças sociais que afetam o tipo de tratamento dado a cada cidadão. A representante do Ministério, diretora de programa da Secretaria Nacional de Cidadania, Fabiana Gadelha, afirmou que a cultura precisa mudar para acabarem as desigualdades no tratamento.

— Tudo isso é fruto de um processo que é menos político e mais cultural, porque as pessoas acham que quem pratica um crime, que mora na rua não merece viver, que um adolescente de 15 anos que rouba um celular, ele não merece viver — afirmou.

Os participantes da audiência pública chegaram a discutir o caso recente do reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Investigado por corrupção e acusado de obstrução de Justiça, Olivo se suicidou.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)