Glossário

Mailing de comunicadores

Lista com dados para contato com os profissionais: nome, telefone, instituição onde trabalha, cargo, e-mail, blog, endereços, twitter etc. (RP)

Making of

Gravação de imagens dos preparativos ou bastidores de programas ou produtos. (TV)

Manchete

1. Frase concisa e direta que destaca um dos temas mais importantes a serem apresentados pelo radiojornal ou programa. (Rádio)

 

2. Matéria principal do Jornal (na primeira página) ou da página (no miolo do Jornal). Ganha destaque gráfico na diagramação e estilo de parágrafo diferenciado. (Agência/Jornal)

Manual de Identidade Visual

Documento que consolida todas as normas referentes ao uso dos elementos visuais da emissora. (TV)

Manual de Pesquisa TV

Documento preparado pelo CEDOC para guiar a pesquisa nos sistemas Confitas, Light Base e Archive, após o início da digitalização das imagens em 2007 e que deverá vigorar enquanto os três sistemas precisarem coexistir. (TV/Arquivos)

Manual de Uso de Fitas e Fichas

Documento criado pela TV Senado para reforçar a importância do preenchimento de fichas pelos repórteres e cinegrafistas. (TV)

Manual do Tráfego

Documento preparado pelo CEDOC, em 2008, e revisado pela equipe de Arquivo e Tráfego da TV Senado, em 2010, indica as rotinas do Tráfego. (TV)

Mapa de transmissão

1. É o documento preenchido pelos diretores de Programas da CCP onde estão identificados todos os profissionais envolvidos na transmissão feita por meio da Central e onde estão descritos todos os acontecimentos relevantes numa determinada comissão transmitida.

 

2. Documento detalhado com informações sobre tema em debate nas comissões, registro resumido de cada discurso, com identificação dos nomes e do tempo das falas, para efeito de arquivamento e pesquisa em tempo real. (TV)

Master ou matriz

Fita original de onde serão tiradas as cópias. (TV)

Mastigação

Recurso usado na edição de material jornalístico quando não existem imagens de corte para o entrevistado. O texto de off é coberto com a imagem da entrevista e, na deixa determinada, o editor de imagens faz o “sobe som” do trecho da fala escolhido. (TV)

Matéria

1. Produto jornalístico resultado de reportagem. (Rádio)

 

2. Também chamada de reportagem ou VT, é o produto com alguns ou todos os componentes como off, passagem, sonora, arte, e que traz uma informação jornalística, em geral não muito longa, para ser exibida dentro de um telejornal ou nos intervalos dos programas da emissora. (TV)

Matéria especial

Tipo de matéria que trata de um ou mais temas em profundidade. Pode ser matéria única ou uma série. Geralmente é produzida com música, BG e outros efeitos sonoros. (Rádio)

Matéria principal do Jornal

(na primeira página) ou da página (no miolo do Jornal). Ganha destaque gráfico na diagramação e estilo de parágrafo diferenciado. (Agência/Jornal)

Material bruto

Ver mídias brutas. (TV)

MD

Sigla de mini disk. Mídia regravável, desenvolvida pela Sony, que permite gravações de até 74 minutos. (Rádio)

Medida Consolidada

Aquela pergunta e respectiva escala de respostas que, após reiteradas pesquisas, já foram repetidas vezes utilizadas e sobre as quais já há a certeza de que medem efetivamente, com confiabilidade e validade, aquilo a que se propõe medir. (Sepop)

Mérito criativo

Adequação da ideia criativa às necessidades de comunicação identificadas no briefing.(Comark)

Mesa

Equipamento que gerencia os canais de áudio dos estúdios de gravação e transmissão (microfones, toca-CDs, gravadores). Permite ao operador abrir ou fechar canais de áudio de acordo com a programação prevista. (Rádio)

Metadados

Dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos. (*Existem diversos padrões internacionais para a definição de metadados e de regras de descrição de documentos áudiovisuais e/ou digitais: a Federação Internacional de Arquivos de Televisão — FIAT, o padrão IPTC para fotografias, o padrão Dubling Core para documentos digitais na Internet. O CEDOC Multimídia vem adaptando os padrões, partindo do padrão mínimo Dubling Core e expandindo conforme as necessidades específicas do Senado). (Arquivos)

Microfone de lapela

É um tipo de microfone de tamanho reduzido que pode ser instalado na roupa do entrevistado (preferencialmente na lapela). (TV)

Mídia

Base física sobre a qual a informação é registrada. Veja também suporte. (Arquivos)

Mídia Trainning

Trata-se de termo para designar um programa de treinamento direcionado para indivíduos que necessitem estar habilitados a se relacionar adequadamente com a imprensa, capacitando os interessados a atender as demandas da mídia em geral, seja no modo de falar, na composição dos trajes e na construção de um discurso objetivo e claro. “Atualmente, o termo designa cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia. Contempla ‘sabatinas’, laboratórios diversos e palestras conceituais, que municiam as fontes com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento com a mídia.” (DUARTE: 2003, 408). O treinamento permite que o atendimento à imprensa seja parte integrante de uma política de portas abertas, que favorece a abertura de canais de comunicação com as mídias e a divulgação da versão oficial dos fatos, especialmente em momentos de crise institucional. (RP)

Mídias

Designam as unidades de armazenamento das produções brutas da emissora. Podem ser as do formato XDCam, que são discos digitais ou em formato Betacam, que são fitas. (TV)

Mídias brutas

Veja material bruto. (TV)

Mídias sociais

Incluem também as redes sociais (sites onde os indivíduos ou organizações se cadastram e criam perfis para compartilhar diversos tipos de informações), mas não se trata de um sinônimo. São sites que permitem a criação colaborativa de conteúdo, interação social e compartilhamento de informações em diversos formatos. São, por exemplo, blogs, wikis e outros sites de conteúdo colaborativo.

Migração

Conjunto de normas e procedimentos que definem a conversão de conteúdos analógicos ou não para documentos do Sisdigital e a transferência dos metadados correspondentes. (Arquivos)

Missão

Declaração de propósitos ampla e duradoura que individualiza e distingue a razão de ser da instituição. Identifica o escopo de suas operações em termos de linhas de atuação (o quê), públicos-alvo (para quem) e objetivos (para quê). Razão maior da existência da instituição. (Diretrizes)

Mixagem ou mix

Processo de mesclagem de duas ou mais fontes diferentes de áudio. Pode ser usada a mesma expressão para o vídeo. Veja fusão. (TV)

Modem

Dispositivo que faz a conversão das informações dos computadores em sinal de áudio e vice-versa, podendo os dados serem transmitidos através de telefone. (TV)

Mono

Forma reduzida de monofônico. Som emitido por uma única fonte sonora. (Rádio)

MP3

Sigla de MPEG Audio Layer-3. Modalidade de compactação de áudio popularizada pela internet. Permite a redução do tamanho de um arquivo de áudio ao usar apenas as frequências captadas pelo ouvido humano, preservando a qualidade do sinal até determinados níveis. (Rádio)

Mpeg

Abreviatura de Moving Picture Expert Group. Grupo que define padrões para vídeo digital em movimento. (TV)

Multiprogramação

É a possibilidade de transmitir vários programas ao mesmo tempo em um mesmo canal. A multiprogramação é o serviço de radiodifusão que consiste na transmissão de múltiplas programações simultâneas de televisão na frequência designada para que a emissora transmita seu sinal digitalizado. Esse serviço é possibilitado pela tecnologia digital, que permite a compressão dos sinais digitalizados por meio da eliminação de redundâncias espaciais e temporais, o que otimiza a utilização do canal de 6 MHz destinado às transmissões do sinal de televisão. É o análogo terrestre ao compartilhamento de um único transponder por várias emissoras nas transmissões via satélite atuais. No entanto, como se trata de um serviço de radiodifusão, e não de telecomunicações, está restrito à transmissão de programações pertencentes a uma mesma cabeça de rede. (TV)

Música brasileira

Como música brasileira, entendam-se peças musicais compostas e (ou) interpretadas por artistas brasileiros, independentemente de estilo ou vertente musical. (Rádio)

Música brasileira

Por música brasileira, entende-se peças musicais compostas e/ou interpretadas por artistas brasileiros, independentemente de estilo ou vertente musical.