Glossário
Início de matéria, programa ou transmissão ao vivo. No caso de matéria, geralmente é a parte do texto que vai até a primeira sonora, o lide. A abertura de programas e as transmissões ao vivo podem ter um breve resumo do que será apresentado.
Recursos que garantem que o conteúdo nas redes sociais esteja acessível a todas as pessoas. Exemplos: legendas, audiodescrição, textos alternativos que explicam imagens.
Setor ou profissional responsável pelas rotinas e processos administrativos da secretaria.
Metodologia de gestão de projetos com entregas interativas e com previsão de adaptação a mudanças (por exemplo, Scrum).
Serviço on-line que armazena e transmite podcasts. Também conhecido como plataforma de áudio.
Número total de contas únicas para as quais foi entregue uma postagem ou conteúdo em uma rede social.
Conjunto de regras e processos usados pelas plataformas de redes sociais para determinar quais conteúdos são exibidos para cada usuário, com base em suas interações, preferências e comportamentos anteriores.
Ajuste de diversos parâmetros de uma câmera de vídeo (balanço de cores, back focus, gama, nível de preto) para produzir imagens com a máxima fidelidade.
Sigla para amplitude modulada. Abrange as transmissões de radiodifusão sonora em ondas curtas (OC) e em ondas médias (OM).
Veja FM.
É a representação de alguma coisa, continuamente, através de algum meio (uma fita, por exemplo). O sinal analógico é passível de interferências: quanto mais o sinal for copiado, transmitido, retransmitido e quanto maior for a distância da transmissão, mais ruído haverá em relação ao sinal original, resultando em distorções e até na perda total do sinal.
Ferramentas de análise de dados que fornecem informações sobre o desempenho de contas e postagens na internet, como demografia, número de visualizações e engajamento.
Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão que regula telecomunicações e radiodifusão no Brasil.
Profissional responsável pela apresentação, ao vivo, das sessões plenárias e reuniões de comissão, noticiários, programas e coberturas especiais, no rádio e na TV.
Trabalho de apresentação, ao vivo, das sessões plenárias e reuniões de comissão, noticiários, programas e coberturas especiais, no rádio e na TV.
Informar nome e intérprete de uma música exatamente antes da transmissão. Também pode ser informado nome de compositores.
Veja Desanunciar música.
Conjunto de regras para integração entre sistemas que permite comunicação e compartilhamento de dados.
Material preparado pela produção ou pela redação para dar suporte a locutores e âncoras nas transmissões ao vivo.
Sistema desenvolvido para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que oferece funcionalidades e facilita o acesso a serviços e conteúdos, além de melhorar a interação com o público.
Etapa do processo jornalístico em que há levantamento de informações para produção de conteúdo jornalístico.
Ver Reportagem.
Ato ou efeito de guardar documentos em áreas utilizadas para esse fim. Pode envolver meios físicos e digitais, e que deve obedecer a condições adequadas de preservação.
Processo de guardar documentos seguindo um sistema de classificação que garanta sua localização e recuperação.
Também é a ação por meio da qual um agente determina a guarda de um documento após o fim da tramitação.
Texto jornalístico interpretativo e opinativo, geralmente assinado, que desenvolve ideia ou comenta um assunto.
Profissional de imprensa responsável pela relação de pessoa ou de instituição pública ou privada com profissionais de imprensa e meios de comunicação.
Área de comunicação responsável pelo relacionamento de pessoa ou de instituição pública ou privada com profissionais de imprensa e meios de comunicação. No Senado Federal, é competência da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que faz a interlocução com a mídia externa nos assuntos de natureza institucional, legislativa, administrativa e de comunicação social.
Identificação sonora do repórter na matéria de rádio. Na Rádio Senado, adota-se o formato "Da Rádio Senado, [nome do repórter]". Em coberturas especiais, a assinatura pode variar.
Ação que visa promover pessoa, partido político ou ideologia partidária. A comunicação de órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo proibido o uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal.
Padrão avançado de TV digital, com suporte para 4K, HDR e interatividade.
Veja ATSC.
Padrão de TV digital nos Estados Unidos, usado como referência em todo o mundo.
Veja ATSC 3.0.