Glossário
ID
Abreviatura para código identificador. Representa o código único que um documento (clipe de vídeo, áudio, texto, foto) recebe num sistema de gestão de informação. (TV)
Identidade audiovisual
A identidade audiovisual é a parte, visual e sonora, da identidade corporativa que engloba marcas, material de papelaria, recursos multimídia, produtos de comunicação (interna e externa) da Secom, seus serviços e veículos.
A identidade corporativa é a forma de uma organização se apresentar aos seus públicos internos e externos (COSTA, Joan. Imagem corporativa e em El siglo XXI. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2001, pag. 214). Essa forma é uma “soma de maneiras” representada por símbolos, que podem ser dos mais aperfeiçoados, tecnicamente, no que se refere ao design, à escolha dos tipos gráficos e das cores etc. E deve levar em conta ainda aspectos e valores como o moderno, preciso, simples, sério (que possa ser permanente), original e facilmente favorável. (KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003, 2ª edição, pág. 173).
Identidade visual
É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolovisual e conjunto de cores. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual). (Supres)
Ilha de edição
Sistema de interligação de aparelhos de videoteipes com finalidade de montar materiais gravados. Podem ser analógicas (lineares) ou digitais (não lineares). (TV)
Ilha não linear
Sistema que permite a edição não linear, em formato digital, podendo ser modificado livremente. Na TV Senado se trabalha com as marcas Adrenaline, Liquid e Mojo. (TV)
Imagens de fundo
São os elementos exibidos em segundo plano, geralmente atrás do entrevistado ou repórter ou numa profundidade maior que o elemento principal. (TV)
Imagens externas
Entende-se por imagens externas aquelas que não contemplam a cobertura das atividades legislativas da Casa. (Agência)
IMX
É um formato de mídia usado na Secretaria TV Senado. Lê-se "aimex". (TV)
In
Entrada de um sinal. (TV)
InCopy
Programa de computador, criado pela empresa Adobe, para edição de publicações escritas. Utilizado pela Edição e pela Revisão do Jornal do Senado. (Agência/Jornal)
Indexação
1. Processo pelo qual uma página é colocada no índice de um buscador de páginas da internet. Somente após ser indexada é que a página fica disponível para aparecer nos resultados de uma pesquisa feita no buscador. Esse termo é comumente utilizado como sinônimo de SEO. Apesar de serem termos distintos, é aceito o uso de indexação como jargão sinonímico de SEO. Para uso do termo indexação com o sentido de aumento de visibilidade ou melhora de ranqueamento, vide no Glossário o termo SEO. (Agência/Jornal)
2.Processo pelo qual se relacionam de forma sistemática descritores ou palavras-chave que permitem a recuperação posterior do conteúdo (e/ou imagem) dos documentos, utilizando vocabulário controlado ou thesaurus. (Arquivos)
Infográfico
Representação visual que busca facilitar a compreensão de informações. É usado quando a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, podendo utilizar-se da combinação de gráficos, fotografias, ilustrações e textos. (Agência/Jornal)
Ingest
1. Inserção de material audiovisual nos servidores de armazenamento ou ilhas de edição não linear. (TV)
2. Processo pelo qual um arquivo digital é aceito e carregado em um sistema de armazenamento digital, junto com o cadastro correspondente para posterior recuperação. (Arquivos)
Inscriber
É uma marca de gerador de caracteres, que é o equipamento onde se digita a informação gerada por escrito nas transmissões da emissora. (TV)
Insert
Propriedade em edição de substituir ou acrescentar aúdio e vídeo, juntos ou separados. (TV)
Interesse público
Interesse público é um dos critérios que norteiam a atividade de comunicação que se preocupa em auxiliar o indivíduo a exercitar sua cidadania. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, em aspectos econômicos, políticos, sociais ou culturais. Quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, direta ou indiretamente, maior o interesse público. (Diretrizes, Agência/Jornal)
Interface
Dispositivo com finalidade de conexão entre dois equipamentos que não possuem as mesmas funções. (TV)
Intervalo
Espaço entre os blocos de um radiojornal, de um programa ou da programação musical. O mesmo que break. (Rádio)