O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) são exemplos de instituições que adotam programas destinados a ensinar receitas nutritivas de baixo custo e que aproveitam integralmente os alimentos. De acordo com a série Mesa Brasil Sesc ¿ Segurança Alimentar e Nutricional, o conceito de alimentação integral envolve a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, tendo como objetivo reduzir custos, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado.


A principal vantagem do aproveitamento integral de alimentos é a possibilidade de obter uma alimentação sadia e rica em nutrientes a partir de partes dos alimentos que normalmente são desprezadas. As perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos. 

Os principais alimentos ou produtos utilizados para complementar a dieta convencional e que apresentam alto valor nutritivo são os pós (casca de ovo, semente de abóbora), farelos (trigos, arroz, milho), farinhas torradas, raízes e tubérculos. 

Cuidados a serem tomados para evitar o desperdício e perdas nutricionais dos alimentos

Comprar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

Preparar bem: lavar os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição da família.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin