Lenilde Andrade Pinheiro

Lenilde Andrade Pinheiro
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Técnica Estadual Magalhães Barata
  • Formação: Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia.
  • Estudante finalista: Ruan Magalhães Rodrigues

Minha vida profissional

A professora orientadora do Estado do Pará tem mais de 20 anos de experiência e acredita que a profissão ainda não tem o devido reconhecimento.

Contratada recentemente para atuar na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, Lenilde é professora de jovens e adultos desde que se formou e sempre trabalhou com produção textual. Como professora novata na escola, Lenilde conta que ao assumir a turma, o estudante Ruan Magalhães a procurou para realizar o trabalho de orientação e correção de seu texto.

Segundo Lenilde, o Projeto Jovem Senador representa uma “oportunidade para os estudantes pobres mostrarem seu potencial”. “Eles têm mais uma oportunidade de escrever e de serem corrigidos, melhorando sua escrita e ampliando seus conhecimentos de mundo”.

Ao ser comunicada da seleção para o Jovem Senador 2016, a professora Lenilde comemorou com Ruan e toda a escola a conquista de ambos. “Nós professores sempre jubilamos com o sucesso de nossos alunos que, por tabela, reconhece a competência do nosso trabalho”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Conselhos devem ser dados pessoalmente. Mas posso dizer aos que lerem, que não se deixem abater pela falta de apoio e valorização por parte de quem compete, os nossos políticos que, infelizmente, não representam nossas categorias e não pertencem à classe C de nosso país. Eles nunca saberão o que é estar no lugar de vocês, alunos, nem no nosso de educadores nas péssimas condições em que realizamos nossas funções dentro das escolas estaduais, que são muito piores para quem reside nas regiões Norte e Nordeste deste país, por isso não nos respeitam. Lutem com seus conhecimentos e com sua força por um lugar social melhor e aproveitem as oportunidades para valorizar quem vocês são e mostrar isso para quem precisa enxergar”.