Plenário vota Lei Geral do Esporte na quarta-feira

Da Agência Senado | 02/05/2023, 15h44

Depois de três adiamentos, a proposta que cria a Lei Geral do Esporte pode ser votada pelo Senado nesta quarta-feira (3). O Projeto de Lei (PL) 1.825/2022 é um dos itens pautados para a sessão plenária.

Fruto do trabalho de comissão de juristas constituída no Senado, o projeto foi aprovado em junho de 2022 pelo Senado. No mês seguinte, foi aprovado pela Câmara dos Deputados na forma de um substitutivo (texto alternativo), que reuniu sugestões de várias propostas em tramitação nas duas Casas. O projeto voltou ao Senado para analisar essas mudanças. A versão atual é o parecer da senadora Leila Barros (PDT-DF), que tem costurado mudanças na busca de um consenso em torno do texto.

— Retiramos de pauta o projeto para abrirmos o diálogo com os principais clubes de futebol (...). Acho que entramos num consenso sobre a maioria das observações dos clubes. Nós entendemos pertinentes e outras delas nós iríamos deliberar e fazer com que o Plenário decidisse. Mas eu concordo no sentido de que poderemos mitigar, diminuir mais ainda esse número de destaques ao texto, na base do diálogo e do apoio dos demais senadores — explicou a relatora na semana passada, ocasião em que o projeto de lei foi retirado de pauta. 

Uma das mudanças feitas pela Câmara e retiradas do texto por Leila Barros se refere à cláusula compensatória, em que clubes têm de pagar aos atletas em caso de inadimplência, rescisão indireta ou dispensa imotivada. O texto da Câmara reduz o limite mínimo (equivalente ao valor total dos salários a que o atleta teria direito) pela metade. A relatora cortou essa alteração, por considerar que seria prejudicial aos atletas, vista como a parte mais frágil na relação empregatícia. Esse é um dos motivos de descontentamento dos clubes, citado pela senadora.

ICMS

Também está na pauta da sessão plenária de quarta-feira o projeto de lei que acaba com a cobrança de ICMS sobre mercadorias que saem do depósito em um estado e vão para uma loja da mesma rede varejista em outro estado (PLS 332/2018). O último relatório é do senador Irajá (PSD-TO), favorável ao projeto.

Outro projeto na ordem do dia é o PL 2.969/2022, que transforma cargos de técnico do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público em cargos de nível superior. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentou relatório favorável à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

OCDE

O Plenário pode analisar ainda a Medida Provisória (MP) 1.152/2022, que modifica regras para fixação de preços usados em transações entre empresas relacionadas, a fim de adequar as normas nacionais às praticadas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo do texto, editado pelo governo anterior, é evitar práticas que reduzem o pagamento de tributos. De acordo com a justificativa então apresentada pelo Poder Executivo, o texto corrige "lacunas e fragilidades existentes no atual sistema" e "problemas decorrentes de desalinhamento" com o padrão estabelecido pela OCDE. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)