TV Senado Live discute o aumento da violência doméstica durante a pandemia

Da Redação | 03/09/2020, 09h33

A sociedade vive uma guerra contra o novo coronavírus e, paralelamente, enfrenta um inimigo antigo: a violência doméstica. Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostrou houve mais vítimas de violência em suas próprias casas durante o isolamento social. Nesta sexta-feira (4), às 10h, o programa TV Senado Live conversa sobre o assunto com a secretária nacional de políticas públicas para as mulheres, Cristiane Britto, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e com a pesquisadora do FBSP Amanda Pimentel. O público pode participar enviando perguntas pelas redes sociais.

O isolamento social foi uma das primeiras indicações dos especialistas para evitar a contaminação do novo coronavírus. Porém, ficar o dia inteiro em casa aumenta o risco de convivência com potenciais agressores. Nota técnica publicada em abril deste ano pelo FBSP mostrou um aumento de 431% nos relatos de brigas entre vizinhos registradas no Twitter entre fevereiro e abril de 2020.

Foram identificadas cerca de 52 mil menções contendo indicativo de briga entre casais vizinhos. Mais de 10% delas (5.583) indicavam violência doméstica. No entanto, o número de denúncias diminuiu em 8,6% somando os estados analisados: de 8.440 casos em março de 2019 para 7.714 no mesmo período de 2020. Já o Ministério mostra um aumento de 17,89% de denúncias no disque denúncia (180) em março de 2020 comparado a março de 2019.

Diante de números preocupantes de um tipo de violência tão difícil de combater, quais foram as medidas tomadas para dar apoio a essas mulheres e fazer com que esses casos chegassem às autoridades? Quais são os desafios que devem ser enfrentados para colocar um fim à violência doméstica?

Durante o programa TV Senado Live, as especialistas vão comentar o assunto e responder as perguntas do público ao vivo. Para participar, os telespectadores e internautas poderão enviar suas mensagens pelos perfis da TV Senado nas redes sociais e pelo portal E-Cidadania.  O programa vai ser transmitido pela televisão, pelo Twitter, Youtube e Facebook.

Sobre o programa 

O TV Senado Live é o mais novo programa da emissora. Todas as sexta-feiras, às 10h, jornalistas trazem um bate-papo ao vivo com especialistas sobre os mais variados temas da atualidade. As dúvidas dos telespectadores e internautas são respondidas em tempo real pelo entrevistado.

Participe enviando suas perguntas por meio das redes sociais: 

Para assistir aos programas anteriores, clique aqui

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)