Humberto Costa critica Bolsonaro e aponta estagnação econômica e desemprego

Da Rádio Senado | 05/02/2020, 16h09

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou a política econômica do governo, que para ele tem sido incapaz de mudar o quadro de desemprego e estagnação econômica. Ele afirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem desmontado políticas públicas que vinham dando bons resultados, sem apresentar soluções para o país. Humberto Costa também pediu nesta quarta-feira (5) em Plenário ainda a união de "todos os democratas" em oposição ao governo Bolsonaro.

O desemprego atinge 12 milhões de pessoas, não incluindo aí o número de brasileiros que sequer saem da casa para procurar emprego, disse o senador. Mas o pior, acrescentou, é que o governo chama de "empreendedores" os brasileiros que, sem trabalho e perspectiva, atuam de forma precária e sem registro para empresas de aplicativos de transporte ou de entrega de comida.

 A economia do nosso país está desaquecida. O PIB, pífio, inclusive com viés de baixa para 2020. Bolsonaro e [o ministro da Economia] Paulo Guedes não têm competência para lidar com a crise, não têm competência para fazer o Brasil crescer, não têm competência para produzir a redução de desigualdades no nosso país, e promover a justiça social — declarou.

Filas no INSS

Humberto Costa lamentou também a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. Além disso, observou, mesmo os aposentados e pensionista que não foram atingidos pela perda de direitos, têm amargado na fila para poder receber os benefícios do INSS.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)