Alvaro Dias defende votação de destaque que mantém Coaf na pasta da Justiça

Da Redação | 28/05/2019, 18h30

O líder do Podemos, senador Alvaro Dias (PR), anunciou em Plenário, nesta terça-feira (28), que os membros do partido vão manter o requerimento de destaque para que o Senado possa votar a permanência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no Ministério da Justiça ou a sua transferência para o Ministério da Economia. O assunto é destaque da Medida Provisória (MPV 870/2019) da reforma administrativa e reestruturação dos ministérios encaminhada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

O parlamentar informou que a posição do partido será coerente com as demandas apresentadas pelos protestos que ocorreram no último domingo. Segundo ele, a população defende a instrumentalização do Ministério da Justiça para que o combate a corrupção, à evasão de divisas e ao crime organizado seja feito de forma eficaz. Ele disse não entender o motivo pelo qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, não realiza a mudança por meio de decreto.

— Essa é uma prerrogativa do Presidente da República. Cabe a ele definir para onde quer que vá o Coaf. Eu só não entendo porque ele já não se valeu dessa prerrogativa. O Coaf está neste momento no Ministério da Justiça por decreto. Basta preservar esse decreto — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)