Humberto Costa lamenta dimensão do trabalho infantil no Brasil

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/11/2017, 18h57

Pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (29) mostra que 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhavam no Brasil em 2016, lamentou o senador Humberto Costa (PT-PE) em Plenário.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 4,5% dos mais de 40 milhões de menores dessa faixa etária exerciam no ano passado atividades irregulares, sem proteção ou carteira assinada e na mais completa indigência.

Humberto Costa disse ainda que, dessas crianças em situação de trabalho ilegal, 64% são negras ou pardas. Para ele, isto comprova que são as parcelas mais frágeis da população as mais prejudicadas por mudanças nas regras trabalhistas e também pelo cancelamento de programas sociais.

— É uma vergonha que, depois de ter sido condenado pela Organização Internacional do Trabalho [OIT] por ter reinstituído o trabalho escravo, o Brasil passe pelo imenso constrangimento de voltar a vivenciar o drama social de crianças abandonando escolas para trabalhar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)