Aprovada indicação de Breno Medeiros para o TST

Da Redação | 25/10/2017, 19h41

Por 52 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (25) a indicação de Breno Medeiros para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antônio José de Barros Levenhagen. A indicação será comunicada à Presidência da República.

Breno Medeiros é curitibano e formou-se em 1991 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ingressou na carreira jurídica como promotor de Justiça, foi juiz do trabalho e atualmente é desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás).

A situação do trabalho escravo no Brasil foi um dos principais temas abordados pelos senadores durante a sabatina de Breno Medeiros, ocorrida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no último dia 18.

Na ocasião, o magistrado defendeu uma regulamentação urgente por parte do Congresso Nacional que possa balizar a atuação do Poder Judiciário. Breno Medeiros lembrou ainda que o artigo 149 do Código Penal, que trata do assunto, descreve situações que podem dar margem a interpretações subjetivas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)