Jorge Viana pede plano estratégico de combate à violência

Da Redação | 29/06/2017, 14h13

Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), o senador Jorge Viana (PT-AC) fez um relato sobre o debate com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, quando propôs que o Brasil apresente um plano estratégico de combate à violência, com metas bem definidas e que englobem as mais variadas instituições, numa soma de esforços para trazer de volta a paz e a tranquilidade ao país.

Para Viana, é inconcebível que o país hoje sofra com 60 mil assassinatos por ano; veja mais de um terço da população carcerária aprisionada por crimes ligado às drogas, quando há 15 anos eram 10% do total; lide com o aumento da violência nas cidades do interior e o deslocamento do comando do crime organizado para as regiões Norte e Nordeste; conviva com a sensação de insegurança nos grandes centros urbanos; e tenha que enfrentar todos esses problemas com um Código Penal da década de 1940, ultrapassado.

Ele considera que o crime organizado, o tráfico de drogas e a violência ligada a esses delitos estão “derrotando o Brasil”.

— Não adianta só pedir paz. Nós temos que ter a estrutura do Estado brasileiro, toda ela focada nisso, com um plano de enfrentamento. Essa seria uma proposta que unificaria o Brasil. Não adianta o Judiciário querer discutir a questão da população carcerária separadamente; não adianta a Polícia Federal querer agir sozinha; não adianta as polícias civis e militares fazerem ação sozinhas; a Polícia Rodoviária Federal fazer outra. Não adianta. Temos que ter algo decidido como algo para o país. São mais de 60 mil assassinatos por ano. Se isso não for grave, se isso não nos levar a sentar a uma mesa e propor algo conjunto, eu não sei mais o que seria capaz de nos unir — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)