Gleisi pede análise séria de acusações que sustentam pedido de impeachment

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/04/2016, 17h45

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) cobrou nesta quarta-feira (20) um debate aprofundado dos senadores na análise do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela considera que cabe ao Senado resgatar a reputação do Legislativo, pois, em sua opinião, o debate na Câmara sobre o impeachment perdeu o foco.

Gleisi observou que as duas acusações de crime de responsabilidade da presidente são relativas a 2015, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não pôde admitir outras denúncias para evitar contestação do processo de impeachment na Justiça.

Ao analisar as duas acusações, a senadora paranaense disse que foram “legais e regulares” as operações de crédito relativas ao Plano Safra do ano passado, por meio de mecanismo determinado pela lei e conduzido por ministros de Estado sem que nenhum ato fosse assinado por Dilma Rousseff. Gleisi Hoffmann também entende que a Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza a presidente a abrir créditos suplementares.

— Essas duas situações são muito frágeis, não constituem crime de responsabilidade. Por isso é que a Câmara não se deteve nesse debate, porque não tinha como sustentar. E ele vem para cá. Então, o que eu peço aos senadores é que a gente possa fazer essa discussão aprofundada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)