Ataídes Oliveira manifesta apoio ao impeachment de Dilma Rousseff

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/04/2016, 18h22

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) manifestou apoio, nesta quarta-feira (20), ao afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, para que seja julgada por cometer crime de responsabilidade.

— A Câmara Federal já fez a sua parte. O povo já fez a sua parte. Agora cabe ao Senado decidir pelo afastamento da presidente da República — disse o senador, para quem Dilma descumpriu a lei orçamentária, ao editar decretos suplementares de operações de crédito sem autorização do Congresso Nacional e ao repetir as manobras contáveis apelidadas de pedaladas fiscais.

A presidente, continuou Ataídes, autorizou a tomada de empréstimo junto a bancos oficiais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, algo terminantemente proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. E a maior parte dos recursos dessa operação foi destinada ao BNDES, disse o senador, acrescentando que o dinheiro, nesse caso, beneficiou grandes empresários, que tomaram empréstimos a juros subsidiados.

— Precisa falar mais sobre esse crime [de responsabilidade] cometido pela presidente Dilma Rousseff? Sobre esses créditos suplementares? Qualquer ser pensante, que consegue ler, ouvir, vai literalmente entender. Eles não têm saída. A Câmara Federal já aceitou a admissibilidade do processo de impeachment, e eu acredito que até 12 de maio este Senado aceitará a admissibilidade do processo de impeachment, afastando este governo incompetente, irresponsável e criminoso do poder.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)