Ivo Cassol comemora aprovação de projeto que regula criação de municípios

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/07/2015, 19h11

O senador  Ivo Cassol (PP-RO) espera que a presidente Dilma Roussef não rejeite o projeto que cria novas regras para a criação de municípios (PLS 199/2015), aprovado na quarta-feira (15) pelo Senado Federal.

Ele contou que em Rondônia existem vários distritos em condições de passar à condição de município, como Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre. Esses distritos estão distantes da capital e sempre foram tratados com desleixo pelas prefeituras de Porto Velho, reclamou o senador.

O projeto, que segue agora para votação na Câmara dos Deputados, é o terceiro a ser aprovado pelos senadores com regras para criação de municípios. Os anteriores foram vetados sob o argumento de que criariam despesas, mas Ivo Cassol não concorda com essa alegação.

— É melhor nos termos um município pobre do que um distrito miserável. “Ah, o governo federal vai aumentar alguma despesa.” Aumenta coisa nenhuma! Quer diminuir despesa do governo federal, corta meia dúzia de ministérios, uma dúzia ou uma dúzia e meia; diminui os cargos gratificados. Tem tantos caminhos para cortar, mas não é despesa que se cria nos municípios porque vão ser redivididos o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e o FPE [Fundo de Participação dos Estados]. Quem perde são os municípios-mãe, que perdem um pedacinho de sua fatia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)