Os especialistas são unânimes em afirmar que o primeiro e mais importante instrumento para prevenir a gravidez na adolescência é a construção de um lar em que haja diálogo e afeto, no qual o adolescente se sinta acolhido, apesar das dificuldades dessa fase. Desde cedo os pais devem conversar com a criança, responder suas perguntas sem críticas e respeitar sua curiosidade. Isso vai facilitar as conversas no futuro. Quanto mais seguro, amado e respeitado, mais o adolescente irá desenvolver uma boa imagem de si mesmo e do mundo, cuidar melhor de si e saber se defender e se preservar. Veja outras sugestões dos especialistas:

- Eduque seu filho para que ele se responsabilize pelos seus atos – estabeleça limites claros e razoá-veis, permita que ele enfrente as conseqüências de não ter cumprido seus deveres. 

- Construa com ele uma rotina com atividades prazerosas que ocupem a maior parte do seu tempo livre.

- Um projeto de vida de que ele goste é um passo importante. Preste atenção às habilidades e inclinações do seu filho. Estimule-o falando das conquistas que o estudo e o trabalho podem trazer, mas deixe que ele decida. 

- Certifique-se de saber o máximo possível sobre reprodução humana e métodos anticoncepcionais.

- Educação sexual deve começar em casa e do jeito certo: com diálogo e informações claras. Repressão e silêncio, ou frases enigmáticas, não ajudam. Sermão também não.

- Falar claramente sobre sexo não estimula o adolescente a iniciar precocemente sua vida sexual; portanto, faça-o sempre que considerar necessário.

- Gravidez na adolescência pode ser sinônimo de muitos problemas. Coloque-os claramente para o adolescente, peça que ele pense sobre como fica a rotina de alguém que tem um bebê para criar.

- Chame a atenção do adolescente mostrando como ficariam a escola e seus projetos profissionais em caso de gravidez; leve-o a imaginar o futuro.

- Fale do aborto – ilegal, perigoso para a saúde e causador de muitas mortes entre adolescentes – e do casamento, com todas as suas implicações e responsabilidades.

- Percebendo que seu filho iniciou a vida sexual, peça ao médico ou explique você mesmo como usar os diferentes métodos anticoncepcionais, especialmente preservativos (camisinhas) e pílulas anticoncepcionais.

- Lembre aos meninos que, para eles, todos os dias são "férteis".

- Não tenha medo de contrapor idéias, mas evite exagerar na discussão ou brigar. 

- Escute e fale muito. Repetição ajuda, ainda que o adolescente diga que está cansado de ouvir. 

- Se você é adepto de uma religião, estimule seu filho a praticá-la. As religiões ajudam a desenvolver a responsabilidade.



Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin