Gestação precisa ser acompanhada

Da Redação | 19/11/2007, 00h00

 

As adolescentes grávidas devem ser encaminhadas imediatamente a um programa de assistência pré-natal, no posto de saúde ou hospital mais próximo. Quanto mais completo – envolvendo nutricionista, psicólogo, médico, enfermeiros –, melhor. A adolescente precisa de muita orientação e preparo, já que em geral está muito assustada.

Nessa hora, sentimentos como raiva, frustração e decepção costumam vir à tona, o que é natural diante da situação, mas não podem durar muito tempo. A família precisa unir-se, analisar a situação e pensar, juntamente com a mãe, o que fazer diante da gravidez precoce. É necessário compreender e apoiar a adolescente, ajudá-la em tudo o que for possível. Ela e o bebê precisam agora de responsabilidade e afeto. Questões como a continuidade dos estudos, os cuidados com a criança, as despesas financeiras etc. têm de ser pensadas e solucionadas com equilíbrio e serenidade.

Com o nascimento da criança, os limites e as responsabilidades de cada membro da família devem ser definidos, para que haja o mínimo de conflitos. A mãe deve ser acompanhada e orientada para garantir que o bebê seja bem cuidado. É importante lembrar que se as questões emocionais que a afligiam não forem resolvidas, ela poderá tentar resolver o problema com uma nova gravidez, alertam os pesquisadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)