O que são o SPC e a Serasa

Da Redação | 12/12/2005, 00h00

Serasa - Nasceu em 1968, de uma ação cooperada entre bancos que buscavam informações para dar suporte às decisões de crédito. Sua atividade era centralizar os serviços de confecção de ficha cadastral para todos os bancos associados. Na década de 90, a Serasa começou também a fornecer informações e análises para todos os segmentos da economia brasileira e para empresas de todos os portes. Hoje, a Serasa é consultada diariamente em 2,5 milhões de transações e cerca de 1,7 mil negócios.

Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) - Compreende os bancos de dados de todas as câmaras de dirigentes lojistas (CDLs). Participante da Rede Integrada de Informações de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil coloca à disposição do associado informações de abrangência nacional. É nessa rede que têm origem 97% das informações de crédito geradas no Brasil, atendendo a mais de 1,5 milhão de empresas associadas em todo o país.

As CDLs também oferecem outras consultas de crédito de pessoas físicas e jurídicas, amparando-se em banco de dados próprios e em conveniados. 

Fontes: Serasa e CDL Bahia

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)