Parlamentares querem vagas para deputadas e senadoras

Da Redação | 31/03/2015, 15h35

Em evento realizado no início de março, a consultora legislativa do Senado Conceição Lima afirmou que as bancadas femininas no Congresso querem reservar vagas nas duas Casas legislativas para parlamentares mulheres. Essa é uma proposta a ser defendida no escopo da reforma política, em discussão no Senado.

 

— São medidas mais ambiciosas e profundas, para colocar a discussão em outros termos — afirmou Conceição, durante exposição do Projeto Pautas Femininas, que discute a reforma política inclusiva.

 

Conceição informou que, apesar das medidas existentes para assegurar a participação das mulheres na política — reserva de 30% de candidaturas, aplicação de 5% do Fundo Partidário e de 10% do tempo partidário para a promoção da participação política das mulheres —, a presença de parlamentares eleitas ainda é pequena, quando comparada com a participação feminina no eleitorado e na população.

 

A consultora elogiou algumas medidas que integram a reforma política, como as propostas em tramitação na Casa que reservam vagas para mulheres e impõem sanções aos partidos que não o fizerem, mas afirmou que os avanços só virão com iniciativas mais ousadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)