Além de umidificar e aquecer o ar que vai para os pulmões, o nariz funciona como um filtro, já que o sistema imunológico está presente no seu revestimento interno. Um "engano" desse sistema faz com que algumas substâncias inofensivas, como pó, mofo, pólen, pêlos de animais (alérgenos), passem a ser consideradas uma ameaça, provocando uma reação alérgica.

O contato com o alérgeno provoca uma reação aguda, seguida, depois de terminado o contato, de uma reação tardia, que só termina quando o sistema imunológico "entende" que o ataque cessou. Eis os principais sintomas:

- espirro, coriza e lacrimejamento;

- coceira no nariz, no céu da boca, no ouvido e nos olhos;

- congestão nasal (nariz entupido);

- garganta vermelha e inchada; 

- chiado no peito e dificuldade para respirar;

- tosse; e dor de cabeça.

Como algumas partículas aéreas são muito pequenas, elas podem escapar da filtração do nariz e atingir pulmões e outros órgãos, causando:

Asma brônquica ou bronquite asmática – Ocorre quando os brônquios (estruturas do pulmão responsáveis pela respiração) são atingidos na sua parte mais baixa e deixam de funcionar adequadamente. Conforme o tamanho da área atingida, há crises de diversas proporções, mais comuns na infância e na adolescência (10% das crianças em idade escolar têm crises). É também comum no início da idade adulta. Em 30% dos casos a asma desaparece na adolescência, permanecendo outros tipos de reação alérgica, como a rinite, por exemplo.

Faringite – Especialmente se as amígdalas, que são um segundo filtro, foram retiradas, a reação alérgica passa a ocorrer na faringe, que fica inflamada.

Hipertrofia das adenóides – As adenóides são amígdalas superiores e aumentam de tamanho com a crise alérgica, diminuindo o espaço para o ar passar. Em casos mais graves elas têm que ser removidas.

Otite – Inchaço e excesso de secreções causam dor e pressão no ouvido.

Rinite alérgica – Nariz entupido, escorrendo e coçando, coceira no olho, e conjuntivite são sintomas da rinite. Cerca de 15% dos adolescentes alérgicos têm rinite, assim como 30% dos asmáticos. 

Sinusite alérgica – É uma infecção que ocorre na mucosa que reveste os ossos do rosto por dentro. Causa dores intensas, no rosto e na cabeça.

Tosse asmática – Quando a reação alérgica atinge a traquéia e a parte mais alta dos brônquios, a pessoa desenvolve uma tosse seca e persistente.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin