Dermatológicas

Da Redação | 26/02/2007, 00h00

Dermatite atópica – Erupções acompanhadas de muita coceira que aparecem nas dobras da pele e articulações – cotovelos, joelhos, etc. – e podem se estender para outras regiões do corpo. Não é necessário o contato da pele com o alérgeno: pode ser desenvolvida por inalação, ingestão ou simples presença do alérgeno no ambiente (fungos, ácaros, animais, pólen). A pessoa com dermatite atópica tem grande sensibilidade alérgica.

Dermatite de contato – É uma reação a determinada substância que produz coceira e bolhas, que podem estourar, gerando crostas e descamações. Aparece mais nas mãos, braços e rosto. Se a pele não for tratada, pode escurecer e ficar grossa e rachada. Causada principalmente por produtos à base de níquel (relógios, bijuterias), além de sabonetes, detergentes, solventes, cosméticos e cremes.

Eczema – Alteração da pele que provoca "engrossamento", vermelhidão, coceira e descamação. Geralmente é causada por contato com metais (bijuterias), cosméticos, produtos de limpeza, roupas sintéticas, produtos químicos encontrados em alimentos, etc.

Estrófulo – Reação alérgica a picadas de insetos, especialmente abelhas e formigas, caracterizada por bolinhas vermelhas, muita coceira e até bolhas. Pode produzir o choque anafilático (ver Alergias alimentares).

Urticária – Produz vergões ou manchas vermelhas, elevadas e irregulares, que mudam de tamanho e forma rapidamente. Pode haver coceira intensa, ardência ou ferroadas e ainda prejuízo à respiração, por causa do inchaço. Causada por alimentos (em especial os industrializados), medicamentos e produtos químicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)