Alimentos também podem causar alergias

Da Redação | 26/02/2007, 00h00

Os alimentos também podem ser considerados "inimigos" pelo sistema imunológico. É uma alergia difícil de identificar porque pode ser confundida com problemas gastrointestinais. As reações começam, de imediato ou até duas horas após a ingestão, com sensação de queimação ou coceira na boca, evoluindo depois para tosse, falta de ar, dificuldade para engolir, dores de cabeça, dores de barriga, diarréia, dor estomacal, náusea e vômito, que persistem até que o alérgeno tenha passado por todo o sistema digestivo. Se o alérgeno for absorvido e cair na corrente sanguínea, ele pode causar alergia na pele ou, em casos extremos, o choque anafilático (inchaço e bloqueio das vias respiratórias e parada cardíaca), que pode levar à morte.

Embora qualquer alimento com proteína possa causar reação alérgica, os campeões da alergia são bastante comuns: leite, ovos, aveia, amendoim, castanhas, soja, frutos do mar, morango, tomates, mel, temperos, conservantes e corantes alimentares. Em adolescentes e adultos, o amendoim, os frutos do mar e as castanhas respondem por 85% das reações alérgicas. Outra condição bastante comum é a das pessoas que não produzem a lactase, enzima responsável pela digestão da lactose (o açúcar do leite) e, por isso, não toleram alimentos à base de leite.

Crianças

A criança é mais propensa a ter alergia de alimentos porque o seu sistema imunológico não está todo formado. É por isso que o recém-nascido deve mamar leite do peito nos primeiros meses, evitando o contato com outros alimentos. Em crianças, a alergia alimentar pode causar eczema e prejudicar o crescimento.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Alergia, leite, ovo, amendoim, soja e trigo respondem por cerca de 90% das reações alérgicas e estima-se que 2,5% das crianças recém-nascidas não toleram o leite de vaca no primeiro ano de vida.

Automedicação

Prática comum no Brasil, a automedicação é a terceira causa de internação por alergia ou intoxicação por medicamentos. Os principais vilões são os antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos, muitos vendidos livremente, sem exigência de receita médica. Os principais sintomas são: inchaço nos olhos e na boca, manchas vermelhas, coceiras intensas e bolhas. O tempo de reação varia de minutos a semanas após a ingestão do medicamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)