A doença provoca lesões bem típicas na pele, vermelhas e descamativas, geralmente arredondadas ou ovais, às vezes elevadas. As escamas são secas, esbranquiçadas, podendo variar desde pequenas e finas até espessas e grandes. Elas podem provocar coceira ou sensação de dor e incômodo.

As regiões mais afetadas costumam ser aquelas que sofrem mais atrito, como joelho, cotovelo, nádegas, palmas das mãos e solas dos pés. Unhas e couro cabeludo também são atingidos, assim como, mais raramente, as articulações do corpo (juntas).

A psoríase aparece em vários graus e as lesões podem assumir aspectos diferentes, as chamadas formas clínicas da doença:

Vulgar ou em placas – É a forma mais comum, observada em quase 90% dos doentes. A doença aparece no couro cabeludo, cotovelos, joelhos ou nádegas, sob a forma de placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas prateadas ou acinzentadas, secas e coladas na pele.

Invertida – Lesões mais úmidas, nas áreas de dobras (embaixo das mamas, na área genital, entre as nádegas).

Gutata ou em gotas – São pequenas lesões em forma de gota que ocorrem durante e após processos infecciosos das vias aéreas superiores, como infecção de garganta ou de ouvido. As lesões localizam-se no tronco e nas partes dos braços e coxas mais perto dos ombros e do quadril, poupando mãos e pés. São numerosas e aparecem subitamente, mais freqüentemente em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Eritrodérmica – Caracteriza-se por apresentar lesões generalizadas (75% ou mais da área corporal), avermelhadas e com leve descamação.

Ungueal – Uma ou todas as unhas podem ser afetadas, em geral após uma lesão na pele. Atinge mais as unhas das mãos que dos pés, que ficam com pontos de depressão ou manchas amareladas cor de óleo, embora possam surgir outras alterações menos comuns.

Artropática – Em cerca de 8% dos casos pode haver o comprometimento das articulações, com início agudo (súbito) ou subagudo, com comprometimento diferente de várias articulações das pontas dos dedos das mãos e dos pés e, ocasionalmente, de alguma articulação grande, como joelho ou cotovelo. Quando é prolongada e mais grave, os dedos ficam deformados. Essa forma da doença também pode atingir a coluna.

Pustulosa – Lesões com pus, localizadas nas mãos e nos pés ou espalhadas pelo corpo.

Palmo-plantar – Em 12% dos casos as palmas das mãos e a sola dos pés são atingidas por lesões típicas ou fissuras (rachaduras), difíceis de tratar.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin