Não é contagiosa porque tem origem genética e hereditária

Da Redação | 13/11/2006, 00h00

A psoríase é uma doença inflamatória, benigna e crônica, causada por uma distorção na programação genética da pessoa e desencadeada ou piorada por fatores externos, como o uso de alguns medicamentos e o estresse. Também é hereditária: estudos comprovam que o erro na programação genética dos pais tende a se repetir em 30% dos filhos, existindo famílias em que a doença é muito comum em irmãos, primos, pais, filhos, etc.

Embora apareça igualmente em homens e mulheres, nessas últimas tende a surgir mais cedo. Existem duas fases de maior incidência: antes dos 30 e depois dos 50 anos. Em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade. Em pessoas com história familiar da doença, o início tende a acontecer mais cedo.

A psoríase, portanto, nasce com o seu portador, podendo se manifestar externamente em qualquer fase da vida. É uma doença não contagiosa: ninguém pega psoríase pelo ar, piscina, toalhas, ato sexual ou ao manter qualquer outra forma de contato com a pele do doente. Ao lado do incômodo causado pelas lesões, o preconceito que decorre da falta de informação das pessoas sobre a doença é o efeito mais perverso da psoríase.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)