Brasil sediará em outubro conferência mundial sobre o tema

Da Redação | 24/09/2013, 00h00

Um capítulo importante da luta mundial contra a exploração de crianças e adolescentes começará a ser escrito nos próximos dias, no Brasil. De 8 a 10 de outubro, o país sediará, em Brasília, a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil. É a primeira vez que a conferência acontecerá fora do continente europeu.

O encontro é presidido pelo governo brasileiro, com apoio da OIT. Representantes de cerca de 90 países devem participar dos debates, que têm o objetivo de fazer um balanço das ações, trocar experiências e buscar ­estratégias e compromissos para acelerar a erradicação das piores formas de trabalho infantil.

A secretária-executiva da conferência, Paula Montagner, afirma que o país foi escolhido pelas boas práticas no enfrentamento do problema. O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil foi reduzido em 57% entre 1992 e 2011, diz Paula. Ela defende a integração de políticas públicas e de programas e a articulação com a sociedade civil como estratégias para fazer avançar a luta contra o trabalho infantil no país.
Saiba mais

PLS 224/2013 — Complementar

http://bit.ly/PLS224

Relatório Medir o Progresso na Luta contra o Trabalho Infantil — estimativas e tendências mundiais 2000–2012, da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

http://bit.ly/relatorioTrabalhoInfantil

Relatório O Trabalho Infantil Doméstico no Brasil, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

http://bit.ly/relatorioFNPETI

Site da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil

http://childlabour2013.org

Decreto 6.481/2008 (Lista TIP)

http://bit.ly/decreto6481

Veja esta e outras edições do Especial Cidadania em www12.senado.leg.br/jornal/cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)