O ramo de atividade – Pesquise tudo o que puder sobre o ramo em que pretende atuar. Procure os sindicatos e associações de empresários do setor e estude o material que eles oferecem. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio têm dados sobre diversos setores.

O mercado consumidor – O cliente é o alvo dos produtos e/ou serviços e deverá sentir-se plenamente atendido, entender que o preço a ser pago é justo e que os produtos/serviços correspondem à qualidade por ele esperada. Ao planejar a empresa, esclareça quem serão os clientes e o que eles esperam. Preocupe-se com a diferença que o produto e/ou serviço irá fazer para esses futuros clientes. 

O mercado fornecedor – Onde comprar os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao funcionamento da nova empresa? Considere: distância física, custo de frete, referências, qualidade, capacidade de fornecimento, preço, prazo, forma de pagamento e de entrega. Defina os melhores fornecedores e, se possível, planeje se relacionar com mais de um fornecedor por produto.

Os concorrentes – Não comece um negócio sem saber: quem são meus concorrentes? Quais mercadorias ou serviços oferecem? Para quem e quanto eles vendem? Quais são seus pontos fortes e fracos? Seus clientes são fiéis? Preste atenção em: qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, tamanho, atendimento, acesso e apresentação do produto ou serviço, e verifique o que pode ser melhorado.


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