Estime os gastos

Da Redação | 30/04/2007, 00h00

É hora de fazer a análise financeira. Calcule:

Investimentos fixos – Qual o capital necessário para a implantação (aquisição do ponto, máquinas, equipamentos, móveis e utensílios etc.)?

Custos fixos – Aluguel; contador; salários, água, luz, telefone, impostos, seguros etc. São as despesas que, vendendo ou não, você terá que pagar.

Custos variáveis – Variam diretamente com a quantidade de vendas, como a matéria-prima, por exemplo. Verifique também os impostos que incidem diretamente sobre a venda.

Capital de giro – Você precisa ter dinheiro em caixa para pagar fornecedores, aluguel, empregados etc. até que a empresa comece a faturar. Vendas à vista, prazos maiores para pagar fornecedores e estoques menores diminuem a necessidade de capital de giro.

Custo do produto – Somando todos os custos e dividindo esse valor pela quantidade de produtos produzidos ou vendidos ou pelo número de serviços prestados, você terá o custo unitário.

Preço de venda = Custo do produto + custo de comercialização + margem de lucro. Muitas empresas não apuram seus custos de maneira precisa, o que mascara o lucro, causando problemas.

Faturamento – Multiplique o total das vendas previsto pelo preço unitário.

Lucro operacional = Faturamento – total dos custos.

Fundo de reserva – Tenha uma reserva para evitar que a empresa venha a naufragar em razão de imprevistos que nada tenham a ver com sua viabilidade.

Pró-labore – Calcule quanto poderá retirar por mês sem prejudicar a empresa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)