Defina

Da Redação | 30/04/2007, 00h00

O seu produto ou serviço em detalhes – Como será usado, qual a embalagem, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.

A localização de sua empresa – Baseie sua análise em dados concretos, como o fluxo de pedestres e veículos, os hábitos de compra dos futuros clientes, etc. Para uma empresa de prestação de serviços a orientação é ficar próxima do consumidor, enquanto que as indústrias devem estar atentas principalmente à questão do transporte. Já o comércio depende basicamente de sua localização, o que requer mais estudo. O ponto certo vai depender de algumas variáveis como, por exemplo, facilidade de acesso, estacionamento, visibilidade, público-alvo, concorrência, segurança e custos.

O processo operacional – Quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços? Quem fará o que, com que material, com que equipamento e quando? Quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?

O volume de produção, vendas ou serviços – Considere a necessidade dos consumidores; a oferta de pessoal treinado para produzir/vender o produto ou prestar o serviço; a capacidade de máquinas, instalações, etc.; os recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, embalagens, etc. É importante saber também se a demanda se altera significativamente dependendo da época do ano. Lembre-se que o início é difícil para não ter expectativas irrealizáveis.

A necessidade de pessoal – Identifique o número de pessoas necessárias e que qualificação deverão ter.

Como divulgar seu produto/serviço – Na dúvida, recorra a uma empresa ou profissional especializado para diminuir o risco de perda de recursos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)