A gastrite, aguda ou crônica, pode ser causada por um ou mais dos fatores:

— Infecção pela bactéria Helico-bacter pylori ou H. pylori: essa bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada do muco protetor do estômago. Em geral ela é adquirida na infância e permanece no estômago por toda a vida, a menos que seja tratada. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica. A H. pylori é responsável por 80% dos casos de gastrite.

— Uso de aspirina, de alguns outros antiinflamatórios e de corticóides (medicamentos à base de cortisona) regularmente e por um longo período pode causar gastrite porque eles diminuem a proteção gástrica.

— Estresse físico ou psíquico.

— Refluxo de bile para o estômago (a bile é uma substância que o fígado joga na primeira porção do intestino e pode ir para o estômago em determinadas circunstâncias).

— Ingestão acidental de substâncias corrosivas.

— Álcool: causa a doença quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos, já que aumenta a produção do ácido.

— Gastrite auto-imune: em algumas situações, os anticorpos, que deveriam proteger o organismo, podem atacá-lo. Na gastrite auto-imune, os anticorpos levam à destruição de células da parede do estômago, reduzindo a produção de várias substâncias importantes.

— Outras infecções: bactéria da tuberculose e a da sífilis, vírus, fungos e outros parasitas.

— A gastrite aguda também pode ocorrer em pacientes politraumatizados ou queimados em extensas áreas do corpo.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin