Tratamento varia conforme a causa

Da Redação | 25/02/2008, 00h00

O tratamento da gastrite depende da causa, mas há medicamentos (em geral por via oral) e dietas que melhoram os sintomas. O tratamento da infecção pelo H. pylori pode ser bastante difícil e não é raro que a infecção volte. Ele não é recomendado para todos que têm gastrite. O paciente ingere doses maciças de antibióticos e medicamentos para reduzir a secreção de ácido pelo estômago e para proteger a mucosa gástrica.

Na gastrite induzida por medicamento, geralmente a suspensão do uso do remédio leva à solução. Quem tem gastrite deve evitar o uso de aspirina e outros antiinflamatórios, de bebidas alcoólicas e de cigarro. O médico pode usar também remédios para melhorar os sintomas, conter o processo inflamatório e prevenir complicações. Os medicamentos que aliviam os sintomas atuam melhorando a digestão ou reduzindo a secreção de ácido para combater a dor e a azia.

Para os doentes em unidade de tratamento intensivo, politraumatizados e grandes queimados que desenvolvem gastrite aguda, os médicos costumam receitar medicamentos para diminuir a produção de ácido pelo estômago.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)