O que é a gastrite

Da Redação | 25/02/2008, 00h00

A finalidade da digestão é processar o alimento, separando aquilo que será útil ao organismo do que deve ser eliminado. Grande parte do que se come é destinada a produzir a energia que faz funcionar os órgãos, sob a forma de glicose e outras substâncias. 

O estômago, que desempenha funções essenciais ao processo digestivo, é revestido de um tecido semelhante ao da boca (mucosa gástrica). Ele produz enzimas e ácido clorídrico, para a quebra dos alimentos, e uma secreção destinada a revestir a mucosa gástrica para protegê-la da agressão pelo ácido.

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste o estômago em resposta a uma agressão cujas causas podem ser várias. Com a continuidade da agressão, a inflamação se agrava e aparecem os sintomas da gastrite, que pode ser aguda ou crônica. A forma aguda aparece de repente e evolui rapidamente, facilitando o diagnóstico. Nos casos crônicos a gastrite pode não ter qualquer sintoma.

Os sintomas

- Dor ou desconforto na região superior do abdômen (boca do estômago), que pode melhorar com a ingestão de alimentos.

- Azia ou queimação, se houver re-torno do suco gástrico ao esôfago e estômago. A azia pode piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais farta ou rica em gorduras. 

- Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto.

- Saciedade precoce, normalmente conhecida como "empanzinamento", logo após a alimentação, que pode levar à redução ou perda do apetite.

- Presença de sangue nas fezes e no vômito.

- Na fase crônica a dor pode ser contínua e, se é severa, pode ser sinal de que uma úlcera está se desenvolvendo.

Complicações

A gastrite leva à formação de úlceras gástricas e câncer de estômago, mas essas complicações são mais raras.



 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)