A pesquisa sobre a dislexia avança, mas ainda há muitas dúvidas, discordâncias e controvérsias em relação a vários pontos. O certo é que essas dificuldades afetam um grande contingente de pessoas, que apresentam diferentes combinações de sintomas, de modo absolutamente único e pessoal, em intensidades que variam entre o sutil e o severo. Em algumas delas há um número maior de sintomas e sinais; em outras, são observadas somente algumas das seguintes características.

Pré-escola

- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem

- Dificuldade com quebra-cabeças

- Dificuldade em aprender rimas e canções

- Dispersão, falta de concentração

- Falta de interesse por livros impressos

- Fraco desenvolvimento da coordenação motora

Idade escolar

- Dificuldade para ler e escrever

- Problemas com a ortografia (para escrever as palavras usando as letras e símbolos corretos) e letra "feia" (disgrafia)

- Dificuldade em soletrar

- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)

- Desatenção e dispersão

- Dificuldade em copiar de livros e do quadro-negro

- -Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança etc.)

- Desorganização geral (constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares)

- Confusão entre esquerda e di-reita

- Dificuldade em consultar mapas, dicionários, listas telefônicas etc.

- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas

- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, re-cados etc.

- Dificuldade em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada etc.

- Dificuldade na compreensão dos símbolos e operações matemáticos, em decorar tabuada e no desenho geométrico (discalculia)

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)

- Troca de letras na escrita

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua

- Problemas psicológicos como depressão, timidez excessiva ou falta de entrosamento (o disléxico pode ser escolhido pela turma como alvo de brincadeiras que o desqualificam)

Adultos

- Dificuldade na leitura e escrita

- Memória imediata prejudicada

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)

- Dificuldade com direita e esquerda

- Dificuldade em organização

- Aspectos afetivos emocionais prejudicados, depressão, baixa auto-estima e por vezes uso abusivo de álcool e drogas


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin