Dislexia
Da Redação | 17/03/2008, 00h00A pesquisa sobre a dislexia avança, mas ainda há muitas dúvidas, discordâncias e controvérsias em relação a vários pontos. O certo é que essas dificuldades afetam um grande contingente de pessoas, que apresentam diferentes combinações de sintomas, de modo absolutamente único e pessoal, em intensidades que variam entre o sutil e o severo. Em algumas delas há um número maior de sintomas e sinais; em outras, são observadas somente algumas das seguintes características.
Pré-escola
- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade com quebra-cabeças
- Dificuldade em aprender rimas e canções
- Dispersão, falta de concentração
- Falta de interesse por livros impressos
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora
Idade escolar
- Dificuldade para ler e escrever
- Problemas com a ortografia (para escrever as palavras usando as letras e símbolos corretos) e letra "feia" (disgrafia)
- Dificuldade em soletrar
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
- Desatenção e dispersão
- Dificuldade em copiar de livros e do quadro-negro
- -Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança etc.)
- Desorganização geral (constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares)
- Confusão entre esquerda e di-reita
- Dificuldade em consultar mapas, dicionários, listas telefônicas etc.
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas
- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, re-cados etc.
- Dificuldade em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada etc.
- Dificuldade na compreensão dos símbolos e operações matemáticos, em decorar tabuada e no desenho geométrico (discalculia)
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
- Troca de letras na escrita
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
- Problemas psicológicos como depressão, timidez excessiva ou falta de entrosamento (o disléxico pode ser escolhido pela turma como alvo de brincadeiras que o desqualificam)
Adultos
- Dificuldade na leitura e escrita
- Memória imediata prejudicada
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
- Dificuldade com direita e esquerda
- Dificuldade em organização
- Aspectos afetivos emocionais prejudicados, depressão, baixa auto-estima e por vezes uso abusivo de álcool e drogas