Trabalhar ilegalmente dá cadeia e deportação

Da Redação | 17/04/2006, 00h00

As leis de cada país determinam em que condições um estrangeiro pode trabalhar. O imigrante que exerce alguma atividade sem estar cumprindo essas exigências comete crime e pode ser preso a qualquer momento. Alguns países possuem prisões específicas para os ilegais, mas em outros o imigrante pode ficar preso junto com criminosos comuns.

Em geral, a pena para um trabalhador ilegal é a deportação para o seu país de origem. Só que a volta para casa não é imediata. Deve-se enfrentar primeiro um processo judicial. Depois, esperar que o governo local compre a passagem de volta. Há casos em que o deportado aguarda vários meses preso antes de ser mandado de volta ao Brasil e a autoridade consular brasileira não pode interferir no processo.

O trabalhador estrangeiro ile-gal fica totalmente desamparado com relação a direitos trabalhistas e previdenciários e está à mercê de indivíduos e empresas que o exploram por não dispor de meios legais para se defender. 

Antes de emigrar, procure a embaixada ou consulado do país para onde deseja ir para saber todos os detalhes sobre as exigências e documentos necessários para poder trabalhar legalmente lá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)