Emergência no exterior? Procure o consulado

Da Redação | 17/04/2006, 00h00

É direito do cidadão procurar o consulado ou a embaixada do Brasil e pedir ajuda. Todos dispõem de plantão 24 horas para estes e outros casos.

*Em caso de passaporte e outros documentos roubados, informe a polícia local e solicite um boletim de ocorrência. Somente com esse documento um novo passaporte poderá ser solicitado à autoridade consular brasileira.

*Em situações inesperadas, como desastres, catástrofes naturais, atentados ou conflitos armados, procure imediatamente a embaixada ou consulado para solicitar orientação.

*Em caso de grave problema de saúde, consulte a autoridade consular sobre a existência de clínicas ou hospitais gratuitos ou sobre quais serviços procurar.

*Informe imediatamente à autoridade consular o falecimento de brasileiro, para que sejam providenciados os documentos necessários.

*Em caso de furto, roubo, seqüestro e outras questões de polícia, peça à autoridade consular que acompanhe as investigações.

*Em caso de prisão, solicite que a autoridade local entre em contato com a autoridade consular brasileira para ajudá-lo a providenciar a assistência jurídica e, se desejar, informar a seus familiares no Brasil sobre sua situação. 

Se não houver serviço diplomático brasileiro na localidade, procure as representações da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia ou Chile, que poderão ajudar em razão de um acordo de cooperação firmado entre esses países e o Brasil.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores – www.mre.gov.br

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)