Aumentam casos de crianças obesas e com sobrepeso

Da Redação | 29/03/2011, 00h00

Uma das maiores preocupações entre especialistas é o número cada vez maior de crianças sedentárias. Pesquisa publicada na revista The American Journal Of Clinical Nutrition quantificou as tendências de sobrepeso e obesidade — quase sempre causados pelo sedentarismo — entre crianças em idade pré — escolar, seguindo os padrões de referência da OMS.

Em 2010, 43 milhões de crianças — 35 milhões em países em desenvolvimento estavam em sobrepeso ou obesos e 92 milhões estavam em risco de sobrepeso. A prevalência mundial de sobrepeso e obesidade infantil aumentou de 4, 2% em 1990 para 6,7 % em 2010. Este número pode chegar a 9,1%, em 2020, o equivalente a 60 milhões de pessoas.

Kenia Mara Baiocchi, da UnB, diz que não há outra maneira de atenuar o problema que não seja trabalhar a questão nas escolas de forma lúdica.

— Se a criança desenvolver na escola o hábito de jogar, brincar, correr, será natural que queira também manter a prática na vizinhança

Segundo a nutricionista, os jogos eletrônicos, tidos como grande vilão no aumento de crianças sedentárias, tem um papel importante a desenvolver, especialmente no desenvolvimento motor e intelectual da criança.

— Basta que os pais limitem o tem despendido com videogames. A natureza da criança não é de isolamento e a atividade física permite a agregação, a competição saudável e o divertimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)