O organismo humano tem meios próprios de defesa, o chamado sistema imunológico, para protegê-lo de doenças causadas por corpos estranhos.

Quando a pessoa entra em contato com qualquer substância ou microrganismo, o sistema imunológico deve "decidir" se essa substância é conhecida ou estranha. Se ele considerá-la estranha, passa a produzir um grande número de anticorpos (células do sistema imunológico) para combatê-la. Esses anticorpos produzidos em excesso começam então a causar inflamação local ou em todo o corpo. 

O problema é que cada sistema imunológico tem seu próprio "entendimento" do que deve ser considerado estranho. Assim, enquanto o organismo da maioria das pessoas considera a poeira uma substância conhecida, o corpo de muitas reage à mesma poeira com se ela fosse um inimigo, o que causa asma ou rinite, por exemplo. 

A alergia não é contagiosa e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Também não é possível saber antes se determinada substância vai ou não causá-la. Mesmo aquelas com que estamos acostumados no dia-a-dia podem, de uma hora para outra, passar a nos causar alergia.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin