Por que algumas pessoas são alérgicas?

Da Redação | 12/02/2007, 00h00

Há várias hipóteses para explicar por que certas pessoas são alérgicas e outras não.

- Hipótese genética – A tendência a ter reação alérgica seria definida já no processo de formação do corpo. Está provado que, se um dos pais for alérgico, a probabilidade de o filho também ser varia entre 20% e 30%. Se os dois forem alérgicos, essa probabilidade aumenta para até 72%.

- Hipótese da higiene – A melhora das condições de saú-de da população, o excesso de higiene e o uso abusivo de antibióticos e vacinas estariam provocando aumento dos casos de alergia em razão da ausência de contato com vírus e bactérias, o que deixaria o sistema imunológico "ocioso", levando-o a reagir a substâncias inofensivas.

- Outras hipóteses – O estresse também é capaz de começar ou agravar uma crise alérgica. Na pessoa sob estresse, a presença do alérgeno pode ter um efeito ainda maior, como no caso da asma brônquica, uma das alergias mais relacionadas à ansiedade e à depressão. Há ainda pessoas que atingem um nível de estresse tão alto que, mesmo longe de alérgenos, apresentam manchas na pele.

Além da herança genética, do grau de exposição aos alérgenos e do estresse, a poluição é um fator importante, principalmente a que existe dentro de casa, às vezes maior que a das ruas com grande tráfego de carros. Crianças que moram em casas úmidas, com pais fumantes e história familiar de alergia, por exemplo, têm maior possibilidade de ter asma. Outro fator considerável são os conservantes, corantes e aromatizantes presentes nos alimentos. 

Identificar se a pessoa faz parte do grupo de alérgicos ainda é um desafio. Atualmente existe um exame, feito no cordão umbilical do recém-nascido, pelo qual é possível identificar a presença dos anticorpos IgE, responsáveis pela reação alérgica. Segundo especialistas, o exame é capaz de identificar a criança com tendência a reações alérgicas, permitindo prevenir o problema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)