Bom senso no cuidado dos bebês: higiene na medida, sem exageros

Da Redação | 12/02/2007, 00h00

Veja como cuidar do bebê com o número de anticorpos IgE elevado ou que tenha tido reações alérgicas.

- Alimentação – O bebê deve ser amamentado pelo menos até os seis meses de idade para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças respiratórias e alergias alimentares. A mãe também precisa evitar alimentos alergênicos como chocolate, doce de leite, peixe, mariscos, morango, tomate e cítricos.

- Ambiente – Limpe o quarto com aspirador e pano úmido para retirar bem o pó. O quarto não deve ter carpete, tapetes, cortinas e objetos de decoração em que o pó possa se acumular. Também é preciso eliminar os fungos passando pano úmido com água sanitária. Mantenha o ambiente seco para prevenir o aparecimento de ácaros, que são aranhas microscópicas presentes especialmente nos carpetes, colchões e travesseiros. Elas alimentam-se de restos de pele e provocam reações alérgicas.

- Animais domésticos – Mantenha cães, gatos, pássaros etc. fora do alcance da criança com predisposição alérgica. 

- Banho – Verifique sempre a temperatura da água, que deve estar adequada ao clima. Não dê banhos em excesso (no máximo três por dia).

- Higiene – Estando o ambiente limpo, deixe que o bebê engatinhe no chão e leve objetos não perigosos à boca. O excesso de higiene pode ser tão prejudicial quanto a falta dela.

- Insetos – O bebê deve ser protegido com mosquiteiro, pois a picada de certos insetos pode causar alergia.

- Medicamentos – Inúmeros remédios são alergênicos. Portanto, deve ser evitado o uso sem indicação médica. 

- Perfumes e cosméticos – É comum perfumes e cosméticos funcionarem como alergênicos. O melhor é você não usá-los se estiver em contato com o bebê. 

- Pólen – Evite o contato direto da criança com plantas e flores, especialmente na primavera e no outono.

- Roupas – Evite travesseiros, almofadas, bonecos e edredons de penas ou outros materiais de origem animal. Também é melhor não vestir o bebê com roupas de lã e sintéticas. Prefira as de puro algodão.

- Tabaco – A criança alérgica não pode ter contato com a fumaça de cigarro nem com o cheiro de cinzeiros ou o de cigarro na roupa de outras pessoas.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)