Na falta de espaços próprios para a circulação, o ciclista é obrigado a disputar espaço nas ruas com ônibus, caminhões, carros e motos. Somando a isso o fato de que a bicicleta não é vista como transporte pela maioria dos motoristas, chega-se a um resultado de conflito em que o lado mais frágil, o ciclista, tende a sair perdendo sempre.

Casos de acidentes fatais envolvendo ciclistas ou de conflitos explícitos estão sempre nos noticiários. Um deles, que teve repercussão internacional e também no Senado, foi o de um motorista de Porto Alegre que jogou o carro sobre dezenas de ciclistas que participavam de um evento em defesa do uso da bicicleta, em fevereiro de 2011. Segundo dados do Ministério da Saúde (veja gráfico), as mortes de ciclistas no trânsito são um problema de escala menor que a morte de pedestres e motociclistas. Ainda assim, nos últimos três anos foram registrados cerca de quatro mortes de ciclistas por dia no país.

Conscientização

O atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor há 15 anos, já prevê normas claras de convivência entre ciclistas e motoristas (veja infográfico). Ana Júlia Pinheiro, diretora da ONG Rodas da Paz, de Brasília, ressalta que o CTB reconhece a bicicleta como veículo, mas que "isso até hoje não repercutiu na oferta de estrutura que permita a circulação segura dos ciclistas". Ela explica que uma das frentes de atuação da Rodas da Paz é a conscientização de motoristas para o convívio seguro com ciclistas. São ­realizadas, por exemplo, ações com empresas de ônibus de Brasília em que os motoristas são convidados a pedalar e experimentar a diferença de poder entre o ônibus que dirigem e a bicicleta.

A conscientização dos motoristas é um fator importante para diminuir acidentes. Ana Júlia aponta, no entanto, que há nas autoridades de trânsito uma tendência a culpar as vítimas ciclistas. Para ela, as campanhas educativas centradas nos motoristas e pedestres, por exemplo, demonstram a pouca importância atribuída aos ciclistas. Na avaliação dela, a questão da segurança vai além da estrutura viária: "Nos países em que o uso da bicicleta é difundido, a vida humana tem um valor maior e as relações humanas são mais equilibradas", afirma.


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