Glossário
Lista de contatos (telefone, e-mail etc.) de jornalistas e veículos de comunicação.
Sistema usado para armazenar, catalogar e distribuir arquivos de mídia finalizados (vídeos, imagens, áudios).
Frase concisa e direta que destaca um dos temas mais importantes a serem apresentados no programa ou radiojornal. É o principal título na primeira página de jornal ou portal de notícias.
Ação constitucional, individual ou coletiva, ajuizável em favor de quem se considere prejudicado pela falta de norma regulamentadora da Constituição, a tornar inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania (cf. art. 5º, LXXI, da Constituição e Lei nº 13.300/16).
Instrumento legal usado para proteger um direito claro e comprovado por documentos, que foi desrespeitado por uma ação ilegal ou abusiva de uma autoridade pública ou de alguém agindo em nome do poder público. O mandado de segurança coletivo pode ser usado quando o direito violado afeta várias pessoas, e qualquer uma delas pode pedir a proteção. Para entrar com o pedido, é necessário contar com a ajuda de um advogado ou defensor público.
Ação constitucional, individual ou coletiva, destinada à proteção de direito líquido e certo, não amparável por habeas corpus ou habeas data, e que tenha sido lesado ou esteja ameaçado de lesão, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público (cf. art. 5º, LXIX e LXX, da Constituição e Lei nº 12.016/09).
Documento que consolida normas e diretrizes para uso correto dos elementos visuais da instituição, garantindo padronização e consistência na comunicação.
O Senado Federal possui um Manual de Identidade Visual, instituído pelo Ato da Comissão Diretora 13/2011.
Versão definitiva e oficial de um produto audiovisual, pronta para ser exibida, distribuída ou arquivada. Contém trilhas, efeitos, créditos, legendas, recursos de acessibilidade.
É a mídia ou versão da qual serão feitas cópias.
Produto ou material jornalístico, em mídia impressa, digital ou audiovisual. Em televisão, também é chamada de reportagem ou VT e traz informação jornalística para ser exibida em um telejornal.
Matéria que trata de um ou mais temas em profundidade. Geralmente, é produzida com música, BG e outros efeitos sonoros. Pode ser matéria única ou uma série.
Na engenharia de produção e transmissão de conteúdo audiovisual, é um equipamento ou sistema utilizado para gerenciar o tráfego de sinais em um ambiente técnico (por exemplo, estúdio de TV ou sinais ao vivo).
Sigla de mini disk. Mídia regravável, desenvolvida pela Sony, que permite gravações de até 74 minutos.
Ato jurídico que garante a proteção de um direito de forma provisória e urgente. É solicitada e/ou concedida quando há a possibilidade de que a demora na decisão de um processo cause prejuízos, como a perda de elementos do processo, por exemplo.
Providência solicitada ao juízo (ou, em caráter excepcional, adotada de ofício), antes da formulação do pedido principal numa ação, concomitante ou o mesmo posteriormente a ele, e que visa a assegurar o resultado útil do processo, quando identificado perigo de dano ou risco, e desde que existentes elementos que evidenciem a probabilidade do direito invocado.
Norma legislativa de iniciativa do presidente da República, adotada em caso de urgência e relevância, que passa a vigorar imediatamente após sua edição, mas, para virar lei, precisa ser aprovada pelo Congresso. Vigora por 60 dias, que podem ser prorrogados por igual período, caso não seja votada nesse tempo. Sua tramitação tem início sempre pela Câmara dos Deputados.
São ativos que podem ser usados instantaneamente e sem restrições para pagamentos a terceiros. A definição mais convencional de meios de pagamento é a do agregado monetário M1.
(Veja Agregados monetários)
Ação de citar ou marcar um usuário em uma postagem ou comentário de rede social usando o símbolo @ para informar a pessoa ou perfil sobre esta interação.
Bloco econômico em que há livre circulação de bens, serviços, pessoas e capitais entre os membros. É o segundo mais elevado grau de integração econômica, afora o caso único da Comunidade Europeia – que, além de ser um mercado comum, conta ainda com moeda única e parâmetros fiscais comuns.
Mercado de carbono é um sistema que busca criar um valor financeiro para a redução das emissões de carbono (de gases que causam o efeito estufa). Funciona da seguinte maneira: governos, empresas ou entidades que conseguem reduzir suas emissões além das metas estabelecidas têm o direito de vender créditos de carbono no mercado. Por outro lado, as organizações que não atingem suas metas podem adquirir esses créditos para compensar suas emissões excedentes.
O mercado de carbono é baseado no princípio de que a redução das emissões deve ser incentivada economicamente, estimulando as partes envolvidas a adotarem práticas mais sustentáveis. Isso cria um mecanismo de mercado onde a oferta e a demanda de créditos de carbono determinam seu preço. Dessa forma, empresas e governos que encontram dificuldades para reduzir suas próprias emissões podem comprar créditos para cumprir suas obrigações de redução.
Um dos principais benefícios do mercado de carbono é a flexibilidade. Ele permite que as organizações escolham a forma mais eficiente e econômica de reduzir suas emissões, seja por meio de investimentos em tecnologias limpas, adoção de práticas mais sustentáveis ou até mesmo o financiamento de projetos de redução de emissões em outras regiões. Além disso, o mercado de carbono estimula a inovação e o desenvolvimento de tecnologias verdes, impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono.
No entanto, o mercado de carbono também enfrenta desafios. Apreciação do valor dos créditos, falta de padronização e regulação insuficiente são alguns dos problemas que precisam ser abordados. Além disso, há preocupações quanto à efetividade real das reduções de emissões, uma vez que alguns projetos podem não atender aos critérios de sustentabilidade necessários.
Apesar dessas questões, o mercado de carbono tem se expandido nos últimos anos. Países como a União Europeia, Canadá e Nova Zelândia já possuem sistemas estabelecidos, e outros estão em fase de desenvolvimento. Além disso, empresas globais têm adotado estratégias de precificação interna de carbono, reconhecendo a importância de uma abordagem mais sustentável para seus negócios.
Mercado Comum do Cone Sul. O Mercosul teve como origem os acordos bilaterais de comércio estabelecidos entre Brasil e Argentina a partir de 1990. Foi criado oficialmente em 29 de novembro de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, na capital do Paraguai, congregando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela passou a compor o grupo em 2012 (embora esteja atualmente suspensa) e a Bolívia em 2024. A meta do Mercosul é criar uma comunidade econômica entre esses países para facilitar e incrementar o comércio entre eles, com a eliminação progressiva das barreiras alfandegárias e uma tarifa externa comum (TEC) contra os demais países. O grupo tende a integrar outras nações da região.
Adequação da ideia criativa às necessidades de comunicação identificadas no briefing.
Veja Briefing.
Equipamento que gerencia os canais de áudio dos estúdios de gravação e transmissão (microfones, gravadores). Permite ao operador abrir ou fechar canais de áudio de acordo com a programação prevista.
A expressão se refere tanto a um regime de execução de política monetária, quanto ao valor quantitativo de inflação que um banco central deve perseguir nesse regime. Em geral, a meta é definida como um intervalo em torno do valor central. Por exemplo, meta de 3% ao ano com margem de 0,5% para cima ou para baixo. A meta pode ser definida exatamente para o ano civil ou para períodos anuais contínuos.
Informações estruturadas que descrevem, explicam e facilitam organização, uso e gerenciamento de um banco de dados (por exemplo, servem para localizar conteúdo em texto, áudio, imagem ou vídeo). Existem diversos padrões internacionais para definir metadados e regras de descrição de documentos.
Dados e indicadores usados para medir o desempenho de contas e postagens nas mídias sociais, como alcance, engajamento, número de seguidores.
Treinamento que visa preparar profissional ou porta-voz para interagir de forma adequada com a imprensa, abordando técnicas de entrevista e comunicação eficaz.