Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


João Joel de Oliveira Junior

João Joel de Oliveira Junior
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski
  • Cidade: Pinhão - PR
  • Professor(a): Andreza Ribeiro Nunes

Entrevista

Pergunta - Já escolheu em que área quer estudar / trabalhar?

Resposta – Pretendo cursar, primeiramente, Educação Física, sendo especificamente academia a área em que desejo atuar. Após isso, pretendo cursar Direito, sem nenhum projeto profissional em vista, apenas por pura vontade de aprender.

P - Como você acha que deve ser a participação política dos jovens em sociedade?

R – Os jovens devem participar de forma íntegra na política e em suas relações na sociedade. Devem acompanhar e estar atualizados sobre tudo o que acontece, tendo uma postura crítica perante aos projetos propostos e as decisões tomadas.

P - Você conhece alguém que seja inspirador? Por quê?

R – David Goggins, considerado um dos homens mais casca grossa do mundo. Vindo de um ambiente familiar conturbado, sofrendo bullying diariamente na escola por ser a única criança negra, com sérios problemas de saúde e lutando contra a obesidade, foi então que ele sentiu que não alcançaria nada em sua vida se continuasse a viver dessa maneira. Decidido a mudar de vida, Goggins passou por muitos desafios e hoje é um Navy SEAL(a tropa de elite dos Estados Unidos), sendo o único a participar três vezes da Hell Week (um dos treinamentos militares mais árduos do planeta). Também é o único a concluir três tipos de treinamento dificílimos: o treinamento dos SEAL’sda Marinha Americana, a USA Ranger School e o treinamento de Controle Tático da Força Aérea. Além de completar inúmeras corridas de 100 milhas e bater o recorde mundial de barra fixa em 2013, fazendo mais de 4.000 barras em menos de 24 horas.

P - O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

R – Em meu tempo livre o que mais gosto de fazer é praticar musculação, seguido de outras atividades como: ler, ver vídeos e assistir animes.

P - Qual é o seu livro favorito?

R – Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

P - Qual o papel de sua família na sua formação?

R – A minha família possui fundamental importância em minha formação. É ela que serve de base para o meu desenvolvimento e guia meus passos nesse caminho. Além de ser a principal fonte de inspiração todos os dias.

P - O que o motivou a participar do Jovem Senador 2019?

R – Inicialmente não pensava em participar do projeto. Um trabalho normal do colégio foi proposto pela professora de Língua Portuguesa, consistindo em uma redação, a partir disso as melhores foram selecionadas para participar de uma votação feita por uma bancada, donde, democraticamente, minha redação foi escolhida. A pessoa que me motivou a participar, portanto, foi minha professora/orientadora.

P - Como foi a repercussão em sua escola sobre a notícia de sua classificação para o Jovem Senador?

R – A repercussão do resultado do Projeto Jovem Senador foi uma experiência inovadora para mim. Afinal, sou uma pessoa bastante introspectiva, que prefere passar despercebida nos ambientes que frequento. Mas, ter o reconhecimento do Núcleo Regional de Educação, da comunidade, inclusive por meio da mídia da região, da equipe diretiva, pedagógica, docente e dos meus colegas foi fantástico. A partir da divulgação do resultado passei a receber inúmeras solicitações de amizade no Face, além de perceber comentários sobre o trabalho na escola e comunidade local.

P - Cite uma frase que você gosta.

R – Não dependa da motivação, pois quando você mais precisar dela, ela não estará lá. Mas sim, tenha disciplina para seguir os seus propósitos. (autor desconhecido)

Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski
Diretor:
Fernando Sviercoswski
Professor orientador:
Andreza Ribeiro Nunes
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11