Pinhão festeja vitória de estudante no Jovem Senador

Pinhão é uma pequena e pacata cidade da região centro sul do Paraná. Na economia, predominam a plantação de grãos, a pecuária de corte e leite, além da extração de madeira. Os mais importantes festejos são as festas do Pinhão e a do Divino que acontecem, todo ano, entre os meses de abril e maio. Mas agora em outubro a festa é outra: a pequena cidade vibrou ao saber que João Joel de Oliveira Júnior, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, tinha sido escolhido o representante do Paraná no programa Jovem Senador 2019. Ele foi o vencedor estadual no 12º Concurso de Redação do Senado Federal.

O estudante não esperava ganhar, nem receber uma homenagem literalmente grande: ser parabenizado por meio de uma mensagem em um outdoor que foi visto por toda a cidade. Logo a notícia se espalhou e o jovem experimentou como é ser famoso na cidade. “Fui cumprimentado por muita gente nas ruas, no dentista, no barbeiro. Foi muito legal, um reconhecimento da conquista do prêmio. Mas ele não é só meu. É também da professora, da escola e da cidade” – enfatiza.

João Joel foi orientado pela professora Andreza Ribeiro Nunes que comemorou o resultado na página da escola no Facebook.  "Ser público da escola pública e poder celebrar a premiação do texto de um estudante é magnífico. Fiquei muito feliz com o resultado do Concurso Jovem Senador, mas sei que fui apenas o instrumento motivador para que o João Joel expressasse suas ideias” – escreveu.

Na redação intitulada “Planejando desenvolvimento”, o estudante defende que o Orçamento Participativo é um meio de a população participar ativamente das decisões de onde serão investidos recursos públicos: “a maioria das pessoas que participa do Orçamento Participativo vem das classes C e D, é uma chance para melhorar de vida, conseguir coisas que nunca tiveram, como um posto de saúde, uma creche, coleta de esgoto”.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest