Andra Martins Ribeiro

Andra Martins Ribeiro
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: CEPI Polivalente Professora Antusa
  • Formação: Licenciatura em Letras Português/Inglês
  • Estudante finalista: Rackel Silva Resende

Professora há mais de 15 anos, Andra iniciou sua trajetória profissional lecionando na educação infantil. Depois atuou no ensino fundamental, no médio e trabalhou também alguns anos no ensino superior. Atualmente, trabalha no ensino médio do CEPI Professora Antusa.

Lembra com entusiasmo de sua participação no Projeto Jovem Senador em 2015, quando esteve na Capital Federal acompanhada de seu aluno finalista, Márcio Costa: “uma experiência inenarrável, tanto para mim quanto para o meu aluno. Depois disso, venho sempre trabalhando com as temáticas do projeto com os meus alunos”.

Andra revela como foi trabalhar o tema deste ano “A Constituição Cidadã 30 anos depois”: “o trabalho, em relação ao desenvolvimento do tema em sala, foi complexo e bastante desafiador, porém gratificante. O tema foi trabalhado também na perspectiva do Enem, uma vez que os alunos precisam se fundamentar na Constituição Brasileira e, em consequência, desenvolver uma boa argumentação. Além disso, contamos com a ajuda de profissionais de outras áreas do saber, tanto da escola quanto da comunidade”.

Para a professora finalista pela segunda vez, conhecer um pouco mais os direitos e os deveres do cidadão contidos na Constituição Federal foi a enorme contribuição do tema para os alunos: “tal assunto não faz parte da grade curricular, assim, aprender sobre algumas leis foi extremamente relevante para o conhecimento, inclusive influenciou no projeto de vida de alguns alunos”.

“A classificação da aluna teve grande repercussão na escola e na comunidade. A notícia foi veiculada no jornal local e nas redes sociais da escola. A subsecretária também foi à escola e parabenizou a aluna e profissionais envolvidos”, registra Andra, sentindo-se privilegiada por mais uma vez representar Goiás no Jovem Senador.

Uma mensagem para seus alunos

“A educação é aquele pássaro voando na imensidão do céu do caos. O pássaro tem uma de suas asas quebrada e, ainda assim, insiste em se equilibrar nas nuvens. A outra ainda está intacta, firme e livre. E, apesar de uma asa sozinha não fazer educação, ela sente uma esperança enorme. Talvez essa seja a dica: alunos, vocês também são pássaros e têm a educação em suas asas! Não deixem nunca, mas nunca mesmo, de voar! Lembrem-se: a educação depende dos seus voos”.