Minha vida profissional

Com 50 anos de dedicação à arte de ensinar, a professora Maria do Livramento pretende se aposentar. Dedicou-se por 26 anos às turmas do Ensino Fundamental e mais 24 anos às do Ensino Médio e fechará com chave de ouro suas atividades celebrando a classificação da aluna Vitória Caroline para o Jovem Senador 2017.

Participar do Projeto foi uma nova experiência, mas para a professora isso é algo que ela gosta de fazer; encontrar formatos e modelos diferentes e instigantes de lecionar. Maria do Livramento está sempre em busca de novidades e acredita que, apesar das diferenças de idade, consegue traduzir para os jovens o gosto pelo aprender. “Fico animando meus alunos para tentarem vencer. Gosto muito de discutir temas com eles e levar essas novidades para contextualização”.

Em sala de aula os trabalhos foram produtivos, com momentos importantes de discussão onde os alunos puderam apresentar seus pontos de vista sobre o tema da Intolerância. Para Maria do Livramento, o projeto foi fundamental para despertar o potencial dos estudantes. Ela acredita que o formato do Jovem Senador dá aos jovens a chance de mostrarem seus talentos e vislumbrar novos horizontes.

Ao saber de sua classificação, Maria do Livramento ficou emocionada e com o sentimento de orgulho pela conquista da aluna Vitória e de toda a escola. “Senti uma emoção indescritível. Acessava o resultado para ver se não estava sonhando”.

Uma mensagem para seus alunos

“Que as aulas de redação podem leva-los bem longe do senso comum. Se esta professora nunca teve aulas de redação, e hoje ensina, eles também conseguem”.